Literatura negra na sala de aula de língua inglesa: ensinando inglês e construindo o indivíduo como um ser social crítico e sensível com o conto “Girl” de Jamaica Kincaid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18831

Palavras-chave:

Ensino de literatura negra, Letramento literário crítico, Humanização

Resumo

Durante algum tempo no ensino de línguas estrangeiras tradicionais a literatura ocupou o lugar de objeto de ensino utilizada no método de tradução. Com as mudanças na metodologia de ensino o texto literário perdeu a importância nas salas de aula de língua inglesa. Entretanto, a literatura está ressurgindo e pedindo espaço nesse contexto em conformidade com os documentos oficiais de educação que atribuem ao ensino de línguas estrangeiras o desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo a análise do uso de textos literários na sala de aula de língua inglesa que através desse processo de letramento facilita a construção do caráter formativo do estudante, colaborando na reflexão sobre suas práticas sociais e ações como um indivíduo crítico e sensível. O conto “Girl” da escritora negra Jamaica Kincaid é apresentado como alternativa de objeto de estudo trazendo atenção para discussões relevantes da pós-modernidade como o processo de colonização responsável por grande parte da formação identitária de vários povos. Partindo dos pressupostos da literatura como texto “humanizador” (CANDIDO, 2012), transgressivo (COSSON, 2016; HOOKS, 2017) e transformador (GONÇALVES; SPECHT, 2018) a pesquisa evidencia fatores de aprendizagem linguística, cultural, social e espiritual dos textos literários, contribuindo para a formação de uma sociedade pautada na equidade, solidariedade e respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maeles Carla Geisler, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Letras/Inglês na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau - 2019/2023). Participa do grupo de pesquisa GELLCT (Grupo de Estudos em Literatura, Linguagens, Cultura e Tradução) da FURB. É professora de Língua Inglesa na Educação Básica atuando no Ensino Médio em Blumenau/SC.

Marta Helena Cúrio de Caetano, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa/Estrangeira e Metodologia no Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional (2009). Mestra em Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2016). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuou como coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Fundação Universidade Regional de Blumenau. É professora de Língua Inglesa na Educação Básica atuando no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio na Escola Sagrada Família e na High School no Colégio Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau/SC. É docente na Educação Superior atuando no curso de graduação em Letras e no Laboratório de Línguas da Fundação Universidade Regional de Blumenau. É coordenadora no FURB Idiomas (FURB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa para Estrangeiros e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura norte-americana, teoria literária, cinema (adaptação), fonética da língua inglesa, análise crítica do discurso, ensino e aprendizagem em língua estrangeira e tradução/versão de textos, internacionalização, currículo.

Referências

ARAÚJO, Alyne Ferreira de; DIAS, Daise Lilian Fonseca; LOPES, Francisco Edson de Freitas. O uso de literatura no contexto de sala de aula de língua inglesa. SINALGE – IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, Campina Grande – PB, 2017. Available at: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27557. Access on Jan. 10th, 2023.

AZEVEDO, Mail Marques de. A expansão da representatividade do “eu” no discurso autobiográfico de Jamaica Kincaid. Revista Letras, Curitiba, n. 75/76, p. 93-109, Maio/Dez. 2008. Available at: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27557. Access on Jan. 10th, 2023.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BALEIRO, Rita. “Literary Literacy: Why Read Literary Texts in the English Language Classes”, e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies n 1 (2010): 1-12. Available at: https://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/4062/3806. Access on Jun. 04th, 2022.

BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa no ensino médio. 2021. These – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – SP. Available at: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1164385. Access on Nov. 12th, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Access on Jan. 10th, 2023.

CAETANO, M. H. C.; GEISLER, M. C. de. “Olhar negro” e “Traços de Antonieta”: a memória na dimensão do sensível em obras de poetas negros catarinenses. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 177-190, 2022. Available at: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2790. Access on Jan. 10th, 2023.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. Aldo de Lima (org). Recife: ed. Universitária da UFPE, 2012. Available at: https://editora.ufpe.br/books/catalog/download/372/382/1125?inline=1. Access on Jan. 10th, 2023.

COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Rubens da; MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira. Mornas eram as noites e Mulheres sagradas: uma travessia transatlântica entre Dina Salústio e Aidil Araújo Lima. Criação & Crítica. USP: São Paulo, v. 27, 2020. Available at: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/171766. Access on Jan. 10th, 2023.

CUTI (Luiz Silva). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

FANON, Frantz. Black skin, white masks. Translated by Charles Lam Markmann. London: Pluto Press, 1986.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. 1º ed. São Paulo: Ed. 34, 2001.

GONÇALVES, Davi Silva; SPECHT, André Luís. Sobre o uso de literatura na sala de aula de língua inglesa: percepções e potencialidades. Linguagens & Cidadania, v. 20, jan./dez. 2018. Available at: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/32298. Access on October 11th , 2022.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de janeiro: Ed Puc Rio, 2016.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2º ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Plantation Memories: Episodes of everyday racism. Münster: UNRAST, 2010.

LAGO, Neuda Alves do; LIMA, Talles Henrique Alves de. A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira. Revista SoLetras, n. 26, jul. – dez. 2013. Available at: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/19701/3/Artigo%20-%20Talles%20Henrique%20Alves%20de%20Lima%20-%202013.pdf. Access on Jan. 3rd, 2023.

LAZAR, Gillian (2009 [1993]). Literature and Language Teaching: A Guide for Teachers and Trainers. Cambridge University Press: Cambridge.

MATOS, Ivânia Maria Costa; VASCONCELOS, Ana Emília Pereira. A literatura na sala de aula no ensino fundamental. Tropos: comunicação, sociedade e cultura. v. 7, n. 1, 2018. Available at: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1810. Access on Jan. 10th 2023.

RAMOS, E.; KINCAID, J. "Girl", de Jamaica Kincaid. Cadernos de Literatura em Tradução, [S. l.], n. 8, p. 121-126, 2007. Available at: https://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49431. Access on Jan. 10th, 2023.

SILVA, Márcia Maria Oliveira. O feminismo pós-colonialista de Jamaica Kincaid: rumo à liberdade. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, 2012. Available at: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11628/1/C%c3%b3pia%20de%20Dissertacao_Marcia_Silva_versaofinal_sempag.pdf. Access on Jan. 10th, 2023.

VARGAS LLOSA, M. A importância da literatura. Substantivo Plural. Outubro, 2010.

Publicado

30.12.2023

Como Citar

MAELES CARLA GEISLER; MARTA HELENA CÚRIO DE CAETANO. Literatura negra na sala de aula de língua inglesa: ensinando inglês e construindo o indivíduo como um ser social crítico e sensível com o conto “Girl” de Jamaica Kincaid. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18831, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18831. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18831. Acesso em: 24 nov. 2024.