O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17327

Palavras-chave:

Educação Crítica, língua inglesa, globalização, educação emancipadora

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de apontar os caminhos a serem percorridos no ensino da língua inglesa para uma prática transformadora e Libertadora (FREIRE, 2000) e analisa os contextos de ensino nas comunidades menos favorecidas (MACIEL, 2011) e o ensino do Inglês obrigatório nesses lugares (LDB, 1996) sob o novo olhar do documento norteador Base Nacional Comum Curricular (2018). Apresenta, ainda, reflexões sobre o ensino do Inglês e o fenômeno da Globalização no que se refere à exclusão e inclusão social. O estudo aponta que o ensino do inglês, pautado na visão de Educação Crítica, poderá levar o aluno ao conhecimento de si e do outro, criar consciência histórica e social de seu lugar no mundo e procurar mecanismos, inclusive por meio do ensino da língua inglesa, para transformar a realidade social em que encontra-se inserido, contribuindo assim para que haja mudanças e avanços locais, nacionais e globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luryan Silva Fernandez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Campus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Su (UFMS). Graduada em Letras/Inglês pela UFMS. Professora de Língua Inglesa.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Referências

AU, W. Lutando com o texto: contextualizar e recontextualizar a pedagogia crítica de Freire. In: APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís A. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Ministério da Educação, Brasilia, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2018.

BRYDON, D. Critical literacies for globalizing times. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 4, n. 2, p. 16-28, 2010. Disponível em: Critical Literacy Journal Acesso em: 06 jun. 2022.

CANAGARAJAH, S. Resisting Linguistic Imperialism in English Teaching. Oxford. Oxford University Press,1999. In: FONSECA, C.O. A Educação Crítica em língua inglesa em uma comunidade desfavorecida do Espírito Santo: Eu, o outro e o outro eu. Dissertação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

DÍAZ, A. S. Uma aproximação à pedagogia – Educação Social. Revista Lusófona de Educação, 2006, 7, 91-104. Disponível em: DIAZ. Educação Social.pdf Acesso em: 10 jun. 2022.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976); tradução GALVÃO, M.E. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 17°Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 1997

LIMA, D. C. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MACIEL, R. F. Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá. In: Revista Interfaces Brasil/Canadá, v. 11, n. 1, p. 253-270, 2011. Disponível em: Globalizacao_reformas_educacionais_e_ens.pdf Acesso em: 13 jun. 2022.

OLIVEIRA, L.E.M. A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951). 1999. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Letras, Campinas, 1999.

PETRI, F. C; WEBER, B. T. Os efeitos da globalização no processo de integração dos blocos econômicos. Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Integração Latino-Americana. UFSM , v. 2, n. 2, p. 78-93, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2022.

SAVIANI, D. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: autores associados, 2011. In: JUCÁ, L.C.V. Das histórias que nos habitam: por uma formação de professores de inglês para o Brasil. Tese (doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

TEITELBAUM, Kenneth. Recuperando a memória coletiva: os passados da educação crítica. In: APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Publicado

30.12.2023

Como Citar

FERNANDEZ, L. S.; PERES GONÇALVES, J. O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e17327, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.17327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/17327. Acesso em: 8 nov. 2024.