O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17327

Palavras-chave:

Educação Crítica, língua inglesa, globalização, educação emancipadora

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de apontar os caminhos a serem percorridos no ensino da língua inglesa para uma prática transformadora e Libertadora (FREIRE, 2000) e analisa os contextos de ensino nas comunidades menos favorecidas (MACIEL, 2011) e o ensino do Inglês obrigatório nesses lugares (LDB, 1996) sob o novo olhar do documento norteador Base Nacional Comum Curricular (2018). Apresenta, ainda, reflexões sobre o ensino do Inglês e o fenômeno da Globalização no que se refere à exclusão e inclusão social. O estudo aponta que o ensino do inglês, pautado na visão de Educação Crítica, poderá levar o aluno ao conhecimento de si e do outro, criar consciência histórica e social de seu lugar no mundo e procurar mecanismos, inclusive por meio do ensino da língua inglesa, para transformar a realidade social em que encontra-se inserido, contribuindo assim para que haja mudanças e avanços locais, nacionais e globais.

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Biografia do Autor

Luryan Silva Fernandez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Campus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Su (UFMS). Graduada em Letras/Inglês pela UFMS. Professora de Língua Inglesa.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

FERNANDEZ, L. S.; PERES GONÇALVES, J. O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e17327, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.17327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/17327. Acesso em: 3 dez. 2024.