O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17327Mots-clés :
Educação Crítica, língua inglesa, globalização, educação emancipadoraRésumé
Esse estudo tem o objetivo de apontar os caminhos a serem percorridos no ensino da língua inglesa para uma prática transformadora e Libertadora (FREIRE, 2000) e analisa os contextos de ensino nas comunidades menos favorecidas (MACIEL, 2011) e o ensino do Inglês obrigatório nesses lugares (LDB, 1996) sob o novo olhar do documento norteador Base Nacional Comum Curricular (2018). Apresenta, ainda, reflexões sobre o ensino do Inglês e o fenômeno da Globalização no que se refere à exclusão e inclusão social. O estudo aponta que o ensino do inglês, pautado na visão de Educação Crítica, poderá levar o aluno ao conhecimento de si e do outro, criar consciência histórica e social de seu lugar no mundo e procurar mecanismos, inclusive por meio do ensino da língua inglesa, para transformar a realidade social em que encontra-se inserido, contribuindo assim para que haja mudanças e avanços locais, nacionais e globais.
Téléchargements
Références
AU, W. Lutando com o texto: contextualizar e recontextualizar a pedagogia crítica de Freire. In: APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís A. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Ministério da Educação, Brasilia, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2018.
BRYDON, D. Critical literacies for globalizing times. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 4, n. 2, p. 16-28, 2010. Disponível em: Critical Literacy Journal Acesso em: 06 jun. 2022.
CANAGARAJAH, S. Resisting Linguistic Imperialism in English Teaching. Oxford. Oxford University Press,1999. In: FONSECA, C.O. A Educação Crítica em língua inglesa em uma comunidade desfavorecida do Espírito Santo: Eu, o outro e o outro eu. Dissertação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
DÍAZ, A. S. Uma aproximação à pedagogia – Educação Social. Revista Lusófona de Educação, 2006, 7, 91-104. Disponível em: DIAZ. Educação Social.pdf Acesso em: 10 jun. 2022.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976); tradução GALVÃO, M.E. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 17°Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 1997
LIMA, D. C. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MACIEL, R. F. Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá. In: Revista Interfaces Brasil/Canadá, v. 11, n. 1, p. 253-270, 2011. Disponível em: Globalizacao_reformas_educacionais_e_ens.pdf Acesso em: 13 jun. 2022.
OLIVEIRA, L.E.M. A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951). 1999. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Letras, Campinas, 1999.
PETRI, F. C; WEBER, B. T. Os efeitos da globalização no processo de integração dos blocos econômicos. Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Integração Latino-Americana. UFSM , v. 2, n. 2, p. 78-93, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2022.
SAVIANI, D. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: autores associados, 2011. In: JUCÁ, L.C.V. Das histórias que nos habitam: por uma formação de professores de inglês para o Brasil. Tese (doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
TEITELBAUM, Kenneth. Recuperando a memória coletiva: os passados da educação crítica. In: APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras 2023
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.