Crenças de professores e alunos brasileiros sobre a oralidade em língua inglesa.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18442

Palavras-chave:

Crenças, Oralidade, Produção Oral

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as crenças de falantes do português brasileiro sobre a oralidade em Língua Inglesa (LI), a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Mais especificamente, focamos em pesquisas que trazem à tona as crenças de professores, alunos e gestores escolares a fim de compreender como a prática da oralidade é concebida por essa parcela de falantes brasileiros que (de certa forma) tem acesso à Língua Inglesa. Pautados no referencial teórico sobre crenças (BARCELOS, 1995, 2004) e oralidade (NUNAN, 1993; BALBINO, SILVA E SILVA, 2014, dentre outros) no contexto de ensino-aprendizagem de línguas, foram selecionados estudos conduzidos no Brasil entre 2010 e 2020, através da plataforma Google acadêmico (Google Scholar), que possuem como plano de fundo espaços educacionais (escolas públicas, privadas, e universidades). Como resultado, observamos que a oralidade, em ambientes de ensino, enfrenta crenças fortemente construídas que contribuem para a pouca prática dessa habilidade. Esperamos que esta revisão possa dar visibilidade às pesquisas na área no Brasil; incitar reflexões a respeito do espaço reservado à oralidade nas aulas de inglês de escolas públicas em nosso país; e que possa promover ações e avanços nesse quesito.

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Biografia do Autor

Jadson Lima Jesus da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). É graduado em Letras com habilitação em línguas e literaturas portuguesa e inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Bahia, Brasil. É membro do grupos de pesquisa “Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras – ELLE” (DLA/UESC) e “Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação” (FALE/UFMG) nos quais dedica-se a estudos relacionados à aquisição de segunda língua, crenças e letramento crítico.

Suellen Thomaz de Aquino Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Professora Assistente de Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutoranda e Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL/UESC). Pesquisadora do grupo de Pesquisa FORTE/UESC (Formação, Emoção, Reflexão e Tecnologia) com foco em formação associada ao uso de tecnologias, e do CEALI (UFV) com foco em Crenças sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas.

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Publicado

30.11.2023

Como Citar

SILVA, J. L. J. da; MARTINS, S. T. de A. Crenças de professores e alunos brasileiros sobre a oralidade em língua inglesa. . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18442, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18442. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18442. Acesso em: 22 dez. 2024.