Crenças de professores e alunos brasileiros sobre a oralidade em língua inglesa.

Autores

Palavras-chave:

Crenças, Oralidade, Produção Oral

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as crenças de falantes do português brasileiro sobre a oralidade em Língua Inglesa (LI), a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Mais especificamente, focamos em pesquisas que trazem à tona as crenças de professores, alunos e gestores escolares a fim de compreender como a prática da oralidade é concebida por essa parcela de falantes brasileiros que (de certa forma) tem acesso à Língua Inglesa. Pautados no referencial teórico sobre crenças (BARCELOS, 1995, 2004) e oralidade (NUNAN, 1993; BALBINO, SILVA E SILVA, 2014, dentre outros) no contexto de ensino-aprendizagem de línguas, foram selecionados estudos conduzidos no Brasil entre 2010 e 2020, através da plataforma Google acadêmico (Google Scholar), que possuem como plano de fundo espaços educacionais (escolas públicas, privadas, e universidades). Como resultado, observamos que a oralidade, em ambientes de ensino, enfrenta crenças fortemente construídas que contribuem para a pouca prática dessa habilidade. Esperamos que esta revisão possa dar visibilidade às pesquisas na área no Brasil; incitar reflexões a respeito do espaço reservado à oralidade nas aulas de inglês de escolas públicas em nosso país; e que possa promover ações e avanços nesse quesito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadson Lima Jesus da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). É graduado em Letras com habilitação em línguas e literaturas portuguesa e inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Bahia, Brasil. É membro do grupos de pesquisa “Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras – ELLE” (DLA/UESC) e “Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação” (FALE/UFMG) nos quais dedica-se a estudos relacionados à aquisição de segunda língua, crenças e letramento crítico.

Suellen Thomaz de Aquino Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Professora Assistente de Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutoranda e Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL/UESC). Pesquisadora do grupo de Pesquisa FORTE/UESC (Formação, Emoção, Reflexão e Tecnologia) com foco em formação associada ao uso de tecnologias, e do CEALI (UFV) com foco em Crenças sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

ANDRADE, A. A. C. Crenças de alunos e professores da escola pública sobre a aprendizagem de língua na escola regular. 2004. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) –Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

ANJOS, F. A. “Pra quê aprender inglês se não vou para os Estados Unidos: um estudo sobre atitudes de alguns alunos da escola pública em relação à aprendizagem do inglês como LE”. 148 f. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

BALBINO, F. P.; SILVA, J. P. G.; SILVA, M. G. Análise do uso da oralidade nas aulas de língua inglesa do ensino médio. In: Anais do Simpósio ICESP, Brasília. Anais, Brasília, 2014.

BARCELOS, A.M.F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1995.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M.F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.

BARCELOS, A. M. F. Línguas (im) possíveis de se aprender inglês no Brasil: crenças sobre aprendizagem de inglês em uma narrativa. In:LIMA, D. C. de (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.) Crenças e Ensino de Línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP:Pontes, 2006..

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BYRNE, D. Teaching oral English. London: Mc Gill University, 1991

CAMARGO, C. G. Crenças e práticas de professores formadores sobre o ensino da compreensão oral em Língua Inglesa. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curitiba, 2020.

CAMPOS, A. G. Entre discursos e mitos: a construção da identidade da professora de inglês não nativa no discurso midiático. Revista Interfaces, v. 7, n. 1, p. 61-69, 2016.

COELHO, H. S. H. "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 149 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

DATA POPULAR INSTITUTE. Learning English in Brazil: understanding the aims and expectations of the Brazilian emerging middle classes. São Paulo: British Council Brazil, 2014. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/learning_english_in_brazil.pdf> Acesso em: 05 de junho.

DEL-GAUDIO, S.M., BARROSO, T. Práticas de oralidade na Escola. In: MICARELLO, H.(org.). Formação em rede. Juiz de Fora: Editora FEME, 2010.

DIAS, M. H. M.; ASSIS-PETERSON, A. A. O inglês na escola pública: vozes de pais e alunos. In: POLIFONIA, Cuiabá, EdUFMT v. 12 n. 2 p.107-128, 2006. Disponível em http://cpd1.ufmt.br/meel/arquivos/artigos/270.pdf.

GUSMÃO, G.V. Análise à luz do construto de crenças e formação docente de línguas: o processo de aprendizagem de Língua Inglesa presente em narrativas de docentes. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 21, n. 1, 2017.

GUSMÃO, G. V.; SANTOS, L. I. S. Concisa revisão do conceito de crença sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, vol. 07 n. 02, p. 94-108, dezembro de 2014.

HORWITZ, E. K. Using student beliefs about language learning and teaching in the foreign language methods course. Foreign Language Annals, v. 18, n. 4, p. 333-340, 1985.

HOSENFELD, C. Students’ mini-theories of second lan-guage learning. Association Bulletin, v. 29, n.2, 1978.

LEFFA, V.J. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n.17, p. 57- 65, 1991.

LIMA, F. S. “Ter ou não ter? eis a questão!” Crenças de alunos de secretariado executivo sobre o sotaque do falante nativo. Entretextos, v. 17, n. 1, p. 95-121, 2017.

LIMA, M. S.; PIRES, T. L. S. Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 1, p. 295-315, 30 jun. 2014.

LIMA, S. S. Crenças de uma professora e alunos de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. 192f. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, S. F. Proposta pedagógica baseada em vídeos: impactos para o ensino e aprendizagem da oralidade em língua inglesa na escola pública. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

MENDES-OLIVEIRA, U. “Lá vem a aula que eu não aprendo nada”: insucesso na aprendizagem de língua inglesa como segunda língua. Revista EntreLínguas, p. 298-306, 2020.

MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>.

MIRANDA, M. M. F. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de Língua estrangeira (inglês) no discurso de professores e alunos de escolas públicas. 2005. 220f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.

MORAIS, K; MUKAI, Y. Fico muito ansiosa: ansiedade, crenças e ações de uma aluna brasileira sobre a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 19, n. 2, p. 175-202, 2020.

NUNAN, D. (1993). Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: Cambridge University Press.

OLIVEIRA, B. M. Crenças, motivações e identidades de alunos de língua inglesa de uma escola particular. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.

PAIVA, V.L.M.O.; FIGUEIREDO, F.Q. O ensino significativo de gramática em aulas de língua inglesa. In: PAIVA, V.L.M.O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. p. 173-188.

PEÑA, M; ONATRA, A. Promoting oral production through the task-based learning approach: A study in a public secondary school in Colombia. Profile Issues in TeachersProfessional Development, v. 11, n. 2, p. 11-26, 2009.

RAJAGOPALAN, K. Non-native speaker teachers of English and their anxieties: ingredients for an experiment in action research. In: LIURDA, E. (Org.). Non-native language teachers: perceptions, challenges and contributions to the profession. New York: Springer, 2006. p. 283-304.

SALES, M. R. S.; RODRIGUES, C. M. S; MALDANER, L. C. F. B. A investigação das crenças de professores de língua estrangeira no ensino médio no município de balsas. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda, anais, Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2018.

SANTOS, A. C. Proposta curricular do Estado de São Paulo: a relação entre as crenças e a prática de dois professores de inglês. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015.

SANTOS, J. C.; BARCELOS, A. M. F. “Não sei de onde vem essa timidez, talvez um medo de parecer ridículo”: um estudo sobre a timidez e a produção oral de alunos de inglês. Revista Eletronica Gestão & Saúde, v. 17, n. 2, 2018.

SERPA, M. T. S. Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: análise de crenças no contexto público escolar. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A. L. Crenças de professores em formação sobre o papel da pronúncia nas aulas de inglês. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.

SILVA, M. A. Crenças sobre ensinar e aprender inglês no ensino fundamental: um estudo de caso. Línguas & Letras, v. 15, n. 31, 2014.

SILVA, M. S. Dificuldades no ensino da oralidade em aulas de Língua Inglesa. Revista fronteira digital. v. 1, n. 4, p. 92-99, 2011.

SIQUEIRA, S. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica (English as an international language: for a critical intercultural pedagogy). Estudos Linguísticos e Literários, n. 52, 2015.

SOUSA FERNANDES, C. Representações e construção da identidade do Professor de inglês. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

SOUZA, S. C. B.; GIL, G. “Inglês é o falar pro mundo, é o mundo” representações de professores sobre a Língua Inglesa em Santarém, Pará. Línguas & Letras, v. 17, n. 35, 2016.

SOUZA, S. P. T. Crenças de alunos sobre a aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública do Ensino Médio em Amargosa-Bahia. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.

URZÊDA-FREITAS, M. T. língua: uma faca de dois gumes. Travessias, v. 5, n. 2.

XAVIER, E. M. et al. Crenças no ensino de língua inglesa no ambiente escolar. Revista Transformar, v. 8, n. 8, p. 31-52, 2016.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

SILVA, J. L. J. da; MARTINS, S. T. de A. Crenças de professores e alunos brasileiros sobre a oralidade em língua inglesa. . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18442, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18442. Acesso em: 28 abr. 2024.