A importância da Língua Inglesa em cursos de Comunicação Institucional

Autores

Palavras-chave:

Língua inglesa, Comunicação Institucional, Ensino/aprendizagem de língua estrangeira.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade identificar possíveis impactos de estudo da Língua Inglesa para estudantes, egressos e professores de um curso dentro do eixo de Gestão e Negócios do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016). Para tanto foi escolhido um curso de Comunicação Institucional no qual o estudo dessa língua é obrigatório. Como mencionado no Projeto Pedagógico de 2018 desse curso, o domínio da língua inglesa é um importante instrumento para o comunicador no mercado de trabalho. Assim, a partir da perspectiva de autores como Duboc e Siqueira (2021), Siqueira (2018) e Kumaravadivelu (2012), buscou-se entender qual é a visão do tipo de inglês presente no imaginário dos integrantes do curso e como a obrigatoriedade dessa língua impacta os aprendizes. A investigação foi realizada a partir de pesquisa qualitativa tendo como base um questionário online com perguntas abertas e fechadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 3ª ed. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192 >. Acesso em: 13 dez. 2022.

CAMPOS, Ana Raquel F. F. O ensino de inglês como língua franca: perspectivas docentes em contexto. 2019. Tese (Doutorado), - Curso de Letras, Universidade Federal do Paraná, Paraná, p. 80, 2019. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/62370>. Acesso em: 31 mar. 2022.

COELHO JR., P. J. Diversidade nas Organizações: entre a Riqueza Cultural e a Disputa Política. In: MOURA, C. P.; FERRARI, M. A. Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 67-96.

COGO, D. Comunicação e Diversidade: Cenários e Possibilidades da Comunicação Intercultural em Contextos Organizacionais. In: MOURA, C. P.; FERRARI, M. A. Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 97 -116.

DUBOC, Ana Paula M.; SIQUEIRA, Domingos Sávio P. ELF feito no Brasil: expanding theoretical notions, reframing educational policies. Status Quaestionis: language, text, culture, v. 2, n. 19, p. 303, 2021. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/349662276_ELF_feito_no_Brasil_expanding_theoretical_notions_reframing_educational_policies>. Acesso em: 08 dez. 2022.

HAUS, C. Inglês como Língua Franca e Prática Translíngue: Uma Perspectiva Possível. Revista Versalete, Curitiba, Vol. 7, No. 12, p. 57, 2019. Disponível em: <http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol7-12/3HAUS.%20Camila.%20Ingl%C3%AAs%20como%20l%C3%ADngua..pdf>. Acesso em: 08 dez. 2022.
JORDÃO, C. ILA – ILF – ILE – ILG: Quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, Vol. 14, No. 1, p. 27, mar. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/VBC45fDYvxV5BXwvmLVDh4m/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 08 dez. 2022.

KRAMSCH, C. Between Globalization and Decolonization Foreign Languages in the Cross-Fire. In: MACEDO, D. Decolonizing Foreign Language Education The Misteaching of English and Other Colonial Languages. Routledge, New York, 2019.

KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing and Seeing. Nova York: Routledge, 2012A, p. 4-7.

______. Individual identity, cultural globalization and teaching English as an international language: The case for an epistemic break. In: ALSAGOFF , L.; MCKAY S. L.; HU, G.; RENANDYA, W. A. (Eds.), Principles and practices for teaching English as an international language (pp. 9-27). New York: Routledge, 2012B.

MARCHIORI, M. Sujeitos em Diálogos nos Processos Interculturais. In: MOURA, C. P.; FERRARI, M. A. Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 135 – 154.

MOURA, C. P.; FERRARI, M. A. Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2015.
SCHÜTZ, Ricardo. Inglês como língua internacional. 2010. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-ingl.html>. Acesso em: 26 mar. 2022.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. The identity of “World English”. New Challenges in Language and Literature, Belo Horizonte: FALE/UFMG, p. 97-107, 2009. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Livros/New_Challenges/07-Kanavillil%20Rajagopalan.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2022.

______. “O papel eminentemente político dos materiais didáticos de inglês como língua estrangeira.” In: SCHYERL, D.; SIQUEIRA, S. (Orgs.) Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012.

SIQUEIRA, Domingos Sávio P. Inglês como Língua Franca Não é Zona Neutra, é Zona Transcultural de Poder: Por Uma Descolonização de Concepções, Práticas e Atitudes. Línguas Letras, v. 19, n. 44, p. 94-105, 2018. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20257>. Acesso em: 08 dez. 2022.

_______. Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico do Curso Tecnologia em Comunicação Institucional. Paraná, p. 4, 2010. Disponível em: <http://www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/wp-content/uploads/sites/5/2018/04/Projeto-Pedagogico-TCI.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2022.

_______. Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico do Curso Tecnologia em Comunicação Institucional. Paraná, p. 11-13, 2018. Disponível em: <http://www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/wp-content/uploads/sites/5/2019/07/Projeto-Pedag%C3%B3gico-2018.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2022.

YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Grupo A, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290833/>. Acesso em: 31 mar. 2022.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BRUZ, I. M.; SCHREIBER, K. A importância da Língua Inglesa em cursos de Comunicação Institucional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e16007, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/16007. Acesso em: 27 abr. 2024.