Memes: dos sentidos às multimodalidades em redes sociais digitais

Autores

  • Robério Pereira Barreto Universidade do Estado da Bahia, Campus V

Palavras-chave:

Memes; Ensino de línguas; Multimodalidade; Redes sociais

Resumo

RESUMO: Neste texto objetiva-se através de revisão e diálogo com a literatura da área mostrar que os memes, gênero discursivo híbrido nativo do ambiente digital é potente objeto de ensino de multimodalidade e construção de sentidos. Nos memes há design visual agregador de múltiplas linguagens que amplia a construção dos sentidos. Desse modo, reflete-se sobre a educação linguística e digital através do design visual e da distribuição dos sentidos socialmente reconhecidos no meme-texto. Ademais, promover multiletramentos na sala de aula da educação básica ao ensino superior, aplicando multimodalidade, a qual é uma marca da comunicação e interação online. Conclui-se que a maneira pedagógica da tradição escolar de ensino de leitura buscando os sentidos a partir de textos reconhecidos na cultura do letramento impresso, onde se privilegiou por décadas, o verbal em detrimento do visual, deve abrir as suas fronteiras e ampliá-las a ponto de que sejam incorporadas a esses repertórios, as múltiplas matrizes de linguagens correntes nas plataformas de comunicação e rede sociais digitais, onde a multimodalidade associada ao design do visual garante a ressignificação de sentidos e ideologias contidas nos memes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Pereira Barreto, Universidade do Estado da Bahia, Campus V

Doutor em Educação, Professor do Colegiado de Letras, Espanhol, Campus V, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB - Campus V, Coordenador do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Mídias Digitais do Campus V, Pesquisador do Núcleo Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais da UEFS.

Referências

BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: história e literatura. São Paulo: Ática, 2000.

BARRETO, R. P. De fora para dentro: Memes e as práticas multimodalidades na sala de aula Língua Portuguesa. Curitiba: Atena Editora, 2022.

BARRETO, R. P., & SANTOS, C. P. A travessia do leitor: do livro impresso à tela. Em D. J. CÉSAR, & D. M. CARVALHO, Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico: indisciplinaridades 2 (pp. 126-135). Rio Branco: Stricto Sensu, 2021

BARTON, D., & LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015

BLACKMORE, S. La Máquina de los memes. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2000.

CANCLINI, N. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHARTIER, R.. A aventura do livro: leitor ao navegaror. São Paulo: UNESP, 1998.

DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DIAS, C.. Análise do discurso digital: sujeito, espaço memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.

HURTADO, G. Sujeto, persona y sentido. Em U. PINHEIRO, M. RUFFINO, & P. J. SMITH, Ontologia, Conhecimento e linguagem (p. 328). Rio de Janeiro: MAUAD, 2001.

JENKINS, H. Invasores de textos: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Masrsupial Editora, 2015.

MILLER, C. Genre as social action. Quarterly journal of Speech, 151-167, 1984.

MILLER, C., & SHEPHERD, D. (27 de julho de 2004). https://conservancy.umn.edu/handle/11299/172818. Acesso em 13/12/2022 de 2022 de 2022, disponível em https://conservancy.umn.edu.

PAVEAU, M.-A. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2012

SALOMON, G. Editor's Introduction. In: distributed Cognitions Psycological and Educational considerations. Cambridge: Cambridge University Press, 1993

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts: MIT press essential knowledge, 2014

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BARRETO, R. P. Memes: dos sentidos às multimodalidades em redes sociais digitais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e19127, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/19127. Acesso em: 28 abr. 2024.