O Papel dos jovens na sociedade conectada: o olhar conectivista
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i1.2115Palavras-chave:
Conectivismo, Ecologia da aprendizagem, Jovens, Rede, ConhecimentoResumo
Este estudo apresenta brevemente a relação que os jovens têm com a aprendizagem na sociedade conectada, a partir do uso de redes sociais para o desenvolvimento de suas percepções sobre o mundo. No que diz respeito à aprendizagem, estes reclamam que os métodos e as teorias tradicionais da aprendizagem empregados pela escola já não atendem às suas expectativas. A partir desse contexto de falência metodológica, o Conectivismo surge como uma teoria que permite reconhecer o protagonismo juvenil através das competências digitais empregadas na produção de conhecimento em rede, compartilhando como acessar o aprendizado na dinâmica de rede de colaboração. Assim, partimos da ideia de que a rede – web – da perspectiva do conectivismo se torna mais significativo aprendiz, porque valoriza a criatividade e estimula o desenvolvimento cognitivo em rede, em detrimento do conteudismo transmitido pela tradição escolar. Os sujeitos e o local da pesquisa são estudantes de escolas públicas do recôncavo bahiano que se autodenominaram “conectados” na rede e com ação ativa em grupos de redes sociais. Dessa maneira a orientação metodológica segue os princípios do conectivismo onde auto-aprendizagem ocorre por meio da conexão em rede.
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Referências
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