O Papel dos jovens na sociedade conectada: o olhar conectivista
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i1.2115Keywords:
Conectivismo, Ecologia da aprendizagem, Jovens, Rede, ConhecimentoAbstract
Este estudo apresenta brevemente a relação que os jovens têm com a aprendizagem na sociedade conectada, a partir do uso de redes sociais para o desenvolvimento de suas percepções sobre o mundo. No que diz respeito à aprendizagem, estes reclamam que os métodos e as teorias tradicionais da aprendizagem empregados pela escola já não atendem às suas expectativas. A partir desse contexto de falência metodológica, o Conectivismo surge como uma teoria que permite reconhecer o protagonismo juvenil através das competências digitais empregadas na produção de conhecimento em rede, compartilhando como acessar o aprendizado na dinâmica de rede de colaboração. Assim, partimos da ideia de que a rede – web – da perspectiva do conectivismo se torna mais significativo aprendiz, porque valoriza a criatividade e estimula o desenvolvimento cognitivo em rede, em detrimento do conteudismo transmitido pela tradição escolar. Os sujeitos e o local da pesquisa são estudantes de escolas públicas do recôncavo bahiano que se autodenominaram “conectados” na rede e com ação ativa em grupos de redes sociais. Dessa maneira a orientação metodológica segue os princípios do conectivismo onde auto-aprendizagem ocorre por meio da conexão em rede.
Downloads
References
Definición de cognitivismo - Qué es, Significado y Concepto http://definicion.de/cognitivismo/#ixzz3XILICP2b asesado en 14 de abril de 2015. http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1. Asesado en 14 de abril de 2015.
GONZALEZ, Fernando Santamaría. La era conectiva: por el desorden natural de los artefactos y nodos, 2010. In. SIEMENS, George. Conociendo el conocimiento. 2010. En http://www.nodosele.com/editorial.http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1
LAVELL, J. H. La Psicología evolutiva de Jean Piaget. Buenos Aires., 1968.
MARTÍ E. “Inteligencia preoperatoria”, Desarrollo psicológico y educación. Psicología evolutiva. Alianza. Madrid. 1990.
PIAGET, J. El nacimiento de la inteligencia en el niño. Aguilar. Madrid, 1969PIAGET, J. La psicología de la Inteligencia. Crítica. Barcelona. 1973.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SIEMENS, George. Conociendo el conocimiento. 2010. En http://www.nodosele.com/editorial.http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%i28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.