Uma Abordagem sobre o ensino de língua estrangeira no Brasil e acepções sobre tradução

Autores

  • Ady Sá Teles Santana Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i1.6381

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Tradução, Ensino, Cultura

Resumo

Este artigo trata do tema relacionado ao ensino de língua estrangeira, no contexto brasileiro, fazendo-se uma reflexão sobre seu histórico e a noção de tradução analisada pela perspectiva de Arrojo (1997), além de abordar o conceito de desconstrução desenvolvida por Derrida (2005). Para tanto, é feito um breve histórico do Ensino do Francês no Brasil, percorrendo de forma sumária os séculos XVIII, XIX, XX, XXI, até a atualidade. Verifica-se ainda o que informa o Conselho de Europa (2001) sobre as competências e habilidades no ensino de línguas estrangeiras que devem ser desenvolvidas pelo estudante aprendiz. Esse texto faz parte da pesquisa de doutoramento sobre o ensino de literatura de língua estrangeira através das traduções feitas pelo poeta francês Jean Pierre-Rousseau (2002) dos textos do poeta brasileiro Patativa do Assaré (1978). A proposta aqui apresentada é a de divulgar parte da abordagem teórica e histórica desse estudo que se encontra em andamento.

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Biografia do Autor

Ady Sá Teles Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Educação, UEFS, Feira de Santana/BA.

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Publicado

02.08.2019

Como Citar

SANTANA, A. S. T. Uma Abordagem sobre o ensino de língua estrangeira no Brasil e acepções sobre tradução. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 1, p. 32–49, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i1.6381. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6381. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

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