O texto literário como recurso pedagógico no ensino da Língua Espanhola
Palavras-chave:
Ensino de idiomas, Literatura, Língua EspanholaResumo
Esta pesquisa visa refletir sobre o uso da literatura, como recurso pedagógico, no ensino de língua espanhola. É apresentado o relato de experiência sobre a aplicação de um projeto avaliativo, que contemplou a declamação de poesias e a análise de um conto do escritor uruguaio Mario Benedetti, em um centro interescolar de línguas – CIL do Distrito Federal. Inicialmente, discuto sobre as potencialidades do texto literário como ferramenta pedagógica. Na segunda parte, descrevo o relato de experiência, abrangendo temas como sua motivação, preparação, etc. Por fim reflito sobre as perspectivas do uso da literatura em classes de língua espanhola, após a experiência vivenciada. Entre suas conclusões, considera-se que o texto literário favorece o desenvolvimento das habilidades linguísticas e humanísticas do aluno.
Downloads
Referências
ANDRADE JÚNIOR, Antônio Francisco de. Letramento literário e formação de professores de língua estrangeira. Entreletras, Araguaína, v. 2, n. 1, p. 79-90, 2011. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/890/466 . Acesso em out. 2022.
ARRESE, Fernando Marin; GALVEZ, Reyes Morales. Vente 3: curso de español lengua extrangera. Madrid: Edelsa, 2015. 192 p.
BARROS, Augusto Moretti de; MIRANDA, Kátia Rodrigues Mello. Literatura e ensino de espanhol como língua estrangeira: livros didáticos e formação de professores em perspectiva. Revista Inter Ação, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 409-421, 17 abr. 2021. Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65124. Acesso em jul. 2023.
BENEDETTI, Mario. La muerte y otras sorpresas. Delbolsillo,2017.
BENEDETTI, Mario. Poemas de otros. Buenos Aires, Visor Libros, 2022.
BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.
BRUMFIT, Christopher; CARTER, Ronald. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press., 2000.
CASTAÑO, Irene Revilla. El texto literario en el desarrollo de la comprensión lectora en niveles iniciales de la enseñanza /aprendizaje de lenguas próximas. Actas del VI Seminario de Dificultades para la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo: Consejería de educación y Ciencia de la Embajada de España en Brasil, 1998.
CONTRERAS, Mariana Elisa Castro; CONTRERAS, María de los Ángeles. ¿Para qué sirve la literatura en una clase de español? Diálogos transatlánticos. Memoria del II congreso internacional de literatura y cultura españolas contemporáneas, 2011.Disponível em:https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.2860/ev.2860.pdf. Acesso em out. 2022.
DEL RIO, Tatiana Lopes; LEITE, Vânia Vieira. O Uso do texto literário nas salas de espanhol/le,2022. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno06-12.html. Acesso em out. 2022.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], n. 115, p. 139-154, mar. 2002. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742002000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/PmPzwqMxQsvQwH5bkrhrDKm/#. Acesso em: 25 ago. 2024.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. O Texto literário no livro didático. Itinerários, Araraquara,, v. 1, n. 17, p. 165-177, 2001.Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3457/3220. Acesso em mar. 2023.
FRIGOTTO, Edith. Leitura literária e formação de professores. Sede de Ler, v. 2, p. 22-28, 2011
GARCÍA, Albaladejo; DOLORES, María. Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. Marcoele: revista de didáctica español lengua extranjera, Valencia, v. 5, n. 5, p. 1-51, jul. 2007.Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92152376003 .Acesso em out. 2022.
GONZÁLEZ, Sergio Palacios. La literatura clásica: un elemento motivador para la enseñanza de ELE in MORIMOTO, Yuko et al. La enseñanza de ELE centrada en el alumno, Rocío: ASELE,2015, p; 1209-1216. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5427418 . Acesso em mar. 2023.
GUTIERREZ, Giselle Nathalie Guavita. Licenciatura en lengua castellana, inglés y francés. 2019. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura En Lengua Castellana, Inglés y Francés, Universidad de La Salle, Bogotá, 2019. Disponível em: https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1881&context=lic_lenguas Acesso em mar. 2023.
KARADJOUNKOVA, Magdalena. ¿Cómo seleccionar los textos literarios usados en la clase de ELE? 2017. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/publicaciones_centros/PDF/sofia_2017/03_karadjounkova.pdf. Acesso em jul. 2023.
MORENO, Amanda Brandão Araújo. O lugar da literatura no ensino de espanhol: reflexões a partir de experiências didáticas no ensino superior. Campina Grande: Realize Editora, 2014.Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6053 . Acesso em out. 2022.
MOROTE MAGÁN, Pascuala. (2008). El cuento de tradición oral y el cuento literario: de la narración a la lectura. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes,2008. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc8w3w0 . Acesso em jul. 2023.
MUNIZ, Camila Dantas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. O lugar da literatura no ensino de espanhol como língua estrangeira. Holos, Natal, v. 4, n. 1, p. 48-56, mar. 2009. Disponível emhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/345/285 .Acesso em out. 2022.
NARANJO, María. La poesía como instrumento didáctico en el aula de español como lengua extranjera. Madrid: Edinumen, 1999. 126 p.
NEUNER, Gerhard.; KRÜGER, Michael.; GREWER, Ulrich. Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. Berlime Munique, Langenscheidt, 1981
OLIVEIRA, Eliana Kefalás. Leitura, voz e performance no ensino de literatura. Signótica, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 277-307, jan. 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609. Acesso em abr., 2023.
PINHEIRO, Maria Michelle Colaço. O texto literário no processo de formação do professor de Língua Espanhola. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, Pau dos Ferros, 2016. Disponível em:https://www.uern.br/controledepaginas/defesas2016ppgl/arquivos/3857dissertacao_de_maria_michelle_colaa%C2%A7o_pinheiro.pdf. Acesso em out. 2022.
QUEIROZ, Danielle Teixeira; VALL, Janaina; SOUZA, Ângela Maria Alves e; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Observação Participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Enferm, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 276-283, abr. 2007.Disponívelem:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2020779/mod_resource/content/1/Observa%C3%A7%C3%A3o%20Participante.pdf. Acesso nov. 2022.
RODRIGUES, Ricardo Allan de Carvalho. O uso dos referenciais culturais no ensino da língua espanhola: relato da experiência em um centro interescolar de línguas do DF. Pesquisas e Inovações em Ciências Linguísticas: produções científicas multidisciplinares no século XXI, Volume 1, p. 126-148, 2022.
SANTIAGO; Amanda Lucimar da Silva; SILVA, Tamiris Elizabete Camila; FERREIRA, Allan Batista; ANDRADE, Valéria Maria Amaral. O texto literário e o ensino de língua espanhola: uma prática pedagógica com o gênero conto, IV CONEDU,2017. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID1639_16092018192124.pdf>. Acesso em mar. 2023.
SANTOS, Ana Cristina dos. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Línguas & Ensino, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 40-58, mar. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/le/article/view/21060/11942. Acesso em: 1 ago. 2023.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Educação literária e formação docente: encontros e desencontros do ensino da literatura na escola e na universidade do século XXI. 2011. 342 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6177/1/arquivototal.pdf. Acesso em ago. 2024.
SERRANI, S. O professor de língua como mediador cultural. Discurso e cultura na aula de língua: Currículo – leitura – escrita. Campinas, SP: Pontes, 2005, p. 15 – 24.
SILVA, Ana Raquel Henriques; MILREU, Isis. A Representação do preconceito em La Noche de los feos de Mario Benedetti. In: VI - Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino Arábicos - Enlije, 2016, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Realize, 2016. v. 1, p. 1-1. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25891. Acesso em ago. 2024.
TREVIZAN, Zizi; GEBRAN, Raimunda Abou; GUIMARÃES, Cléber Ferreira. A mediação docente no ensino da leitura literária. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 49, p. 181-193, abr./jun. 2017. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/26708/20960. Acesso em abr. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.