Tecnologia e motivação no ensino de inglês para crianças: O que dizem as professoras?

Autores

  • Sarah Brito Gomes Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)
  • Leonardo Jovelino Almeida de Lima Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v12i.14139

Palavras-chave:

Recursos Tecnológicos, Motivação, Crianças

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar a opinião de professoras sobre: a) a utilização de recursos tecnológicos no ensino de língua inglesa para crianças; e b) se esses recursos podem atuar como elemento motivacional nesse processo. A consecução do objetivo se deu através das análises, quantitativa e qualitativa, dos dados gerados por meio da aplicação de um questionário à seis professoras que atuam no ensino de inglês para crianças em um centro de aprendizagem de idiomas, localizado na cidade de Belém, estado do Pará. Assim, os resultados demonstram que grande parte das professoras utilizam algum tipo de recurso tecnológico durante suas aulas, e que todas acreditam que a utilização desses recursos motiva seus alunos durante o processo de ensino e aprendizagem de inglês.

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Biografia do Autor

Sarah Brito Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)

Possui graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (UNICID). Atualmente é Professora de Língua Inglesa na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Ministrou as disciplinas Fonética e Fonologia, Morfologia, Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Inglês I e Inglês II no curso de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Especialização em Ensino de Língua Inglesa (UCAM) e Ensino de Inglês para Crianças (UEL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e em Educação Especial Inclusiva

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi responsável pelo projeto de extensão universitária Playful: Proyecto Trilingue, que atuou no ensino da língua inglesa e espanhola para crianças e adolescentes residentes na comunidade do Fama, Outeiro, Pará. Autor do livro de contos Não existe fim" e outros textos literários publicados em antologias.

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Publicado

24.12.2022

Como Citar

GOMES, S. B.; LIMA, L. J. A. de. Tecnologia e motivação no ensino de inglês para crianças: O que dizem as professoras?. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 12, p. e14139, 2022. DOI: 10.69969/revistababel.v12i.14139. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/14139. Acesso em: 21 nov. 2024.