Provérbios: tradução e aprendizagem na sala de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v12i.13843

Palavras-chave:

Provérbios shona, Estratégias de tradução, Aprendizagem de português e alemão como línguas estrangeiras

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as estratégias a que, os indivíduos aprendendo língua estrangeira, recorrem para a tradução e uso de expressões proverbiais da sua língua materna e o contributo de tais estratégias para o desenvolvimento da competência comunicativa na língua de chegada. A base empírica é constituída por traduções de provérbios shona para o português e o alemão. Consideramos a ação do conhecimento linguístico prévio, a abordagem intercultural e a tradução pedagógica como fundamentos teóricos na base deste estudo. A análise de dados, conduzida com base na abordagem mista, indica que a paráfrase, a tradução literal e o uso de expressões equivalentes são estratégias usadas pelos nossos inquiridos, sendo que as primeiras duas são as de uso preferencial. Neste âmbito, as dificuldades do uso de provérbios equivalentes – dando lugar ao uso da estratégia de tradução palavra-por-palavra - é uma tendência que deve ser contornada, para promover o desenvolvimento da competência comunicativa na língua estrangeira.

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Publicado

24.12.2022

Como Citar

NHATUVE, D.; CHIKWANGURA, Y. Provérbios: tradução e aprendizagem na sala de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 12, p. e13843, 2022. DOI: 10.69969/revistababel.v12i.13843. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/13843. Acesso em: 8 nov. 2024.