Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1153

Palavras-chave:

CNPq

Resumo

Neste texto, opero com os conceitos instituinte e institucionalização, bem como com os constructos aventura, desafio e insubordinação para significar, no acontecendo, o movimento (auto)biográfico no Brasil com a expressividade do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA), a criação da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph), da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) e das Diretorias Regionais da BIOGraph. Parto de elementos históricos desse movimento em outros países que nos ensinaram e influenciaram e trago a extensão desses movimentos no Brasil, especialmente no que se refere à pesquisa mediante História de Vida e à Pesquisa-Formação que foram, em meu entender, as primeiras modalidades metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica operadas no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente na Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada (PEAAR) da Universidade de Lisboa (ULisboa). Sócia honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, integrando o Conselho de Publicação, desde 2008.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica: movimento instituinte da aventura à insubordinação. In: SUAREZ, Damian. et al. (org.). Narrativas en redes de investigación-formación: dialogos latinoamericanos. Buenos Aires: UBA, 2024. No prelo.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Métamémoire-mémoires: le mémorial de Formation. In: PASSEGGI, Maria; DAHET, Véronique (org.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur brésilien. Paris: L’Harmattan, 2023. p. 139-153.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Histórias de Vida de destacados educadores brasileiros: unidade na diversidade epistemológica de uma construção em rede de pesquisa. In: SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin; LOPES, Celi Espasandin (org.). Vida, narrativa e resistência: biografização e emponderamento. Curitiba: CRV, 2018. p. 191-216.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Dimensões, epistemológicas e metodológicas em pesquisa autobiográfica - eixo de estudo do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2016. t. 1. p. 289-447.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Narrando um movimento. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal: Ed. UFERN; Salvador: Ed. UNEB; Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2012. p. 21-28.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Historiando os CIPAS em seu acontecendo ... um escrito à guisa de prefácio. In: SOUZA, Elizeu Clementino (org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. IPUCRS; Salvador: Ed. UNEB, 2006. p. 7-13.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). A aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. p. 31-45, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2519 Acesso em: 20 dez. 2023.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London: The Palmer Press, 1986.

CATANI, Denice Barbara; VICENTINI, Paula Perin. Lugares sociais e inserção profissional: o magistério como modo de vida nas autobiografías de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). A aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004. p. 267-292.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biographie et Éducation: figures de l’individu-projet. Paris: Anthropos, 2003.

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986.

FALS BORDA, Orlando. Por la praxis: cómo estudiar la realidad para transformarla. Bogotá: Punta de Lanza, 1977.

GOODSON, Ivor. Life stories and the study of schooling. Interchange, Toronto, v. 11, n. 4, p. 62-76, 1981.

GOODSON, Ivor. Studying Teacher´s Lives. London: Routledge, 1992.

GOODSON, Ivor. Developing life and workhistories of teachers. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004. p. 245-266.

JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma. In: ABRAHÃO, Maria Menna Barreto Abrahão et al. (org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2018. t. 3. p. 317-354.

JOSSO, Marie-Christine. Cheminer vers soi. Lausanne: L’Age d’ Homme, 1991.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: Ed. IPUC, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 dez. 2023.

PINEAU, Gaston; MARIE-MICHELE. Produir sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal: Éditions Saint-Martin, 1983.

SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

SOUZA, Elizeu Clementino ; PASSEGGI, Maria. Mémorial d’enseignants et mouvement biographique au Brésil. In: PASSEGGI, Maria; DAHET, Véronique (org.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur brésilien. Paris: L’Harmattan, 2023. p. 117-137.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si, as narrativas de formação e o estágio: reflexões teórico-metodológicas sobre uma abordagem experiencial de formação inicial de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: 2004. p. 385-386.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

THOMPSON, Paul. ‎The voice of the past. Oral History. Oxford: Oxford University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1153, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20502. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.