Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos

Autores

  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • José Gerardo Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1016-1028

Palavras-chave:

Estudos biográficos. Práticas educativas. Professores( as)

Resumo

Este artigo tem como enfoque principal promover o debate sobre as pesquisas de cunho biográfico, em geral, e especificamente educacional. Como é praxe nas pesquisas científicas, este estudo teve como fio condutor as seguintes querelas problematizadoras: as pesquisas biográficas devem ser consideradas e aceitas no mundo acadêmico como científicas? Se forem, que critérios devem ser seguidos? Visando atender a referida demanda, esta escrita de gênero teórico é do tipo descritiva, quanto ao objetivo, e qualitativa, quanto à abordagem. Como procedimento técnico, adota-se a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias por meio de revisão de literatura. Como técnica interpretativa das fontes, emprega-se a análise do discurso. Em conclusão, a priori, as pesquisas biográficas se apresentaram como possibilidade ímpar para dar visibilidade às ações e atuações de sujeitos sociais anônimos, inclusive de professores(as), em todos os níveis, incluindo os(as) leigos(as), de pouca ou de nenhuma formação no campo intelectual, pois, o que se investigam são suas práticas educativas e a realidade social do contexto delimitado.

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Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD 2017-2018); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor Adjunto lotado no
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública presencial da UNILAB. Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação – NHIME da UFC/CNPq

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011- 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015-2016). Líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq – NHIME

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier, Universidade Federal do Ceará

professora da rede pública municipal e estadual do Ceará. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS), vinculada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

XAVIER, A. R.; VASCONCELOS, J. G.; XAVIER, L. C. do V. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 1016–1028, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1016-1028. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5607. Acesso em: 21 dez. 2024.