Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p392-410Palavras-chave:
Conhecimento de si, Formação, Iniciação científica, Educação BásicaResumo
O trabalho analisa práticas educativas em contextos de atuação profissional de uma educadora. Trata-se de uma professora pesquisadora, que construiu a docência a partir de sua história de vida e atuação enquanto professora orientadora de iniciação científica. O texto evidencia como o conhecimento de si se institui como elemento motivacional para exercício da docência. O trabalho se desenvolveu numa ancoragem teórica, considerando concepções de Nóvoa (2007) sobre formação e trabalho docente como elementos constituidores da reflexão sobre o fazer docente. Buscou-se em Pineau (2014), Josso (2008, 2010), ideias fundantes sobre o conhecimento de si, histórias de vida, formação e atuação profissional. O aporte metodológico desenvolveu-se pela abordagem (auto)biográfica, utilizando-se como dispositivo relatos biográficos de uma professora. O trabalho evidencia que a história de vida pelo conhecimento de si constitui mola mestra e propulsora de ações educativas de iniciação científica que a educadora desenvolve na sua atuação profissional.
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