Memórias (auto)biográficas de infâncias: os vestígios da migração e da educação no município de Vilhena-RO (1960-980)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p672-685Palavras-chave:
Educação, Memória, Infância, Vilhena/ROResumo
A pesquisa contempla uma investigação que busca dar visibilidade às memórias educativas (1960-1980), da cidade de Vilhena/RO. Período marcado por forte migração e por negligências políticas. É neste contexto que surge esta pesquisa qualitativa de cunho historiográfico que conta ainda com entrevistas semiestruturadas advindas da metodologia da História Oral. Procura compreender as relações de sociabilidade, assim como as representações da infância no período de 1960 a 1980. Durante a pesquisa, torna-se importante abordar aspectos políticos, econômicos e sociais do período de colonização/migração, que se desenvolveu durante o Governo Militar (1960-1985). Portanto, tendo em vista essa realidade histórico-social, justifica-se a realização de uma pesquisa que compreenda o cotidiano das crianças de Vilhena, no período historicamente delimitado, enfatizando as relações que estas mantinham com a escolarização. Através das narrativas podemos perceber que precisamos registrar, na história da educação de Vilhena, os sujeitos que fizeram e fazem parte do desenvolvimento desse percurso que foi construído por muitas mãos.Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe, História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2013.
BRASIL, Pedro. Vilhena conta sua história. Vilhena: Gráfica Delta, 2000.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
FERNANDES, Forestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 36. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
GOMES, Emanuel. História e geografia Rondônia. Vilhena: Gráfica e Editora Express, 2012.
KRAMER, Sônia. A Política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 9. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MARCÍLIO, M. L. História social da criança abandonada. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2012.
MARTINS, Helen Arantes. Traços da história da educação de Vilhena-RO: o migrante, a criança e a escola (1960-1980). 2015. 52 f. Monografia – Departamento de Ciências da Educação (DACIE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, 2015.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual da história oral. 5. ed. São Paulo: Editora Loyola, 1996.
MOURA, E. B. B. Crianças operárias na recém-industrializada São Paulo. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013. p. 259-288.
NÓVOA, António. História da educação. Porto: Editora ASA, 2005.
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? Petrópolis. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil Vol. III – Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 09-13.
PAGNI, Pedro Angelo. Biopolítica, arte de viver e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.
ROHDEN, Josiane Brolo. A reinvenção da escola: história, memórias e práticas educativas no período de colonização de Sinop - MT (1973-1979). 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, 2012. Disponível em: Acesso em: 14 fev. 2015.
SÁ, Elizabeth Figueiredo. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá: EdUFMT, 2007.
THOMPSON, Paul. A voz do passado – História Oral. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.