Memórias (auto)biográficas de infâncias: os vestígios da migração e da educação no município de Vilhena-RO (1960-980)

Auteurs-es

  • Helen Arantes Martins Mestranda UNEMAT/MT
  • Alceu Zoia Universidade Estadual de Mato Grosso

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p672-685

Mots-clés :

Educação, Memória, Infância, Vilhena/RO

Résumé

A pesquisa contempla uma investigação que busca dar visibilidade às memórias educativas (1960-1980), da cidade de Vilhena/RO. Período marcado por forte migração e por negligências políticas. É neste contexto que surge esta pesquisa qualitativa de cunho historiográfico que conta ainda com entrevistas semiestruturadas advindas da metodologia da História Oral. Procura compreender as relações de sociabilidade, assim como as representações da infância no período de 1960 a 1980. Durante a pesquisa, torna-se importante abordar aspectos políticos, econômicos e sociais do período de colonização/migração, que se desenvolveu durante o Governo Militar (1960-1985). Portanto, tendo em vista essa realidade histórico-social, justifica-se a realização de uma pesquisa que compreenda o cotidiano das crianças de Vilhena, no período historicamente delimitado, enfatizando as relações que estas mantinham com a escolarização. Através das narrativas podemos perceber que precisamos registrar, na história da educação de Vilhena, os sujeitos que fizeram e fazem parte do desenvolvimento desse percurso que foi construído por muitas mãos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Helen Arantes Martins, Mestranda UNEMAT/MT

Possui Magistério(curso normal, título de profissional conferido:Professora de Educação Infantil e 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental), graduação em Ciências Contabéis pela AVEC- Associação Vilhenense de Educação e Cultura de Rondônia. Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena. Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia Educacional- Fasa de Vilhena/RO. Em andamento Mestrando em Educação pela UNEMAT- Universidade Estadual do Mato Grosso. Membro/Pesquisadora dos grupos de Pesquisa GEP ( Grupo de Estudos e Pesquisas) e GEPRAM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Migração)- UNIR . Participou no Programa de Bolsista do CNPq, por meio do (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UNIR/CNPq). Membra do Grupo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Risco. Membra do Grupo de Estudos Infâncias e Culturas Infantis. Ambos estão ligados ao Grupo de Pesquisa GEP/ UNIR-RO. 

Alceu Zoia, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutor em educação. Professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso, professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação – PPGDU/UNEMAT. Orientador na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Membro do Corpo Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade e dos Cadernos do CEACD.

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Publié-e

2018-09-14

Comment citer

MARTINS, H. A.; ZOIA, A. Memórias (auto)biográficas de infâncias: os vestígios da migração e da educação no município de Vilhena-RO (1960-980). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 672–685, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p672-685. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3876. Acesso em: 21 nov. 2024.