A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656

Palavras-chave:

Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.

Resumo

Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.

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Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof.ª Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Mulheres e Educação. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR/UFRN/CNPq).

Berenice Pinto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

Ana Luiza Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

ARAÚJO, M. M. de; MARQUES, B. P.; MEDEIROS, A. L. A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 644–656, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187. Acesso em: 5 nov. 2024.