A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656

Keywords:

Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.

Abstract

Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof.ª Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Mulheres e Educação. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR/UFRN/CNPq).

Berenice Pinto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

Ana Luiza Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

References

CAMPANHA De Pé no Chão Também se Aprende a Ler. Entrevista com Moacyr de Góes. Revista Educação em Questão, Natal, v. 36, n. 22, p. 227-239, set./dez. 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Políticas públicas: direito de aprender e avaliação formativa. Práxis Educativas, Ponta Grossa, p. 561-576, v. 11, n. 3, set./dez. 2016.

CORTEZ, Margarida de Jesus. Memórias da Campanha “De Pé no Chão Também Se Aprende a Ler”. Reflexões sobre a prática pedagógica de ontem e de hoje. Natal: Editora da UFRN, 2005.

______. A educação escolar primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez. Natal, 6 ago. 2015. (Entrevista feita pela prof.ª Marta Maria de Araújo; gravada e filmada pela prof.ª Berenice Pinto Marques).

______. A educação secundária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez. Natal, 2 jun. 2017. (Entrevistas gravadas e realizadas por Berenice Pinto Marques e Ana Luiza Medeiros).

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação. Figuras do indivíduo projeto. Tradução Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal: Editora da UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

DUSSEL, Inés. A montagem da escolarização: discutindo conceitos e modelos para entender a produção histórica da escola moderna. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 250-278, jan./jun. 2014.

EDUCAÇÃO e Ensino. A República, Natal, p. 2, 16 fev. 1934.

FERNANDES, Rogério. Um marco no território da criança: o caderno escolar. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (Org.). Cadernos à vista. Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 49-68.

GOÉS, Moacyr de. De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964). Uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

______. Prefácio. In: Memórias da Campanha “De Pé no Chão Também Se Aprende a Ler.” Reflexões sobre a prática pedagógica de ontem e de hoje. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, 2005. p. 15-18.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 40-61, jan./abr. 2006.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução de Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei n° 405, de 29 de novembro de 1916. Lei Orgânica do Ensino. Reorganiza o ensino primário, secundário e profissional, no Estado. Natal: Typographia d’A República, 1917.

______. Decreto n° 765, de 21 de dezembro de 1934. Cria no bairro do Alecrim, nesta capital, um grupo escolar denominado “João Tibúrcio”. Decretos do governo de julho a dezembro (1934). Natal: Imprensa Oficial, 1934.

______. Exposição apresentada ao Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas – M. D. Presidente da República, pelo Interventor Federal no Rio Grande do Norte Mario Leopoldo Pereira da Câmara. Natal: Imprensa Oficial, 1935.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. Tradução de Bertha Halpera Guzovitz e Maria Cristina Caponero. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1988.

VIÑAO, Antonio. Cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (Org.). Cadernos à vista. Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.

Published

2018-09-14

How to Cite

ARAÚJO, M. M. de; MARQUES, B. P.; MEDEIROS, A. L. A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 644–656, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187. Acesso em: 21 nov. 2024.