A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656

Palabras clave:

Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.

Resumen

Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.

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Biografía del autor/a

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof.ª Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Mulheres e Educação. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR/UFRN/CNPq).

Berenice Pinto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

Ana Luiza Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN/CNPq).

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Publicado

2018-09-14

Cómo citar

ARAÚJO, M. M. de; MARQUES, B. P.; MEDEIROS, A. L. A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 644–656, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187. Acesso em: 23 nov. 2024.