Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação de liberdade: análise de narrativas de um sujeito-educando
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p378-408Palavras-chave:
EJA, Privação de liberdade, Pesquisa (Auto)Biográfica, Narrativas, Sujeito-educando,Resumo
O artigo analisa narrativas de um sujeito-educando da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola prisional. Resulta de uma pesquisa qualitativa do tipo (auto)biográfica. Aponta-se a carência afetiva familiar, relações desumanas na educação e o convívio com duas lógicas opostas dentro do cárcere: a da escola e a dos operadores do sistema penitenciário. Sobre a vida pós-cárcere, o sujeito-educando vislumbra reconstruir sua vida e vê na educação escolar um dos meios para esse fim. Conclui-se afirmando que a educação em espaço de privação de liberdade deve considerar a materialidade dos seus sujeitos-educandos nos princípios educacionais e nas estratégias metodológicas, tendo em vista a humanização.
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