Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação de liberdade: análise de narrativas de um sujeito-educando

Autores

  • Cleia Pantoja Andrade Universidade Federal do Amapá
  • Alder de Sousa Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ http://orcid.org/0000-0003-0996-0000
  • Eliane Leal Vasquez UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Waldir Ferreira Abreu UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p378-408

Palavras-chave:

EJA, Privação de liberdade, Pesquisa (Auto)Biográfica, Narrativas, Sujeito-educando,

Resumo

O artigo analisa narrativas de um sujeito-educando da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola prisional. Resulta de uma pesquisa qualitativa do tipo (auto)biográfica. Aponta-se a carência afetiva familiar, relações desumanas na educação e o convívio com duas lógicas opostas dentro do cárcere: a da escola e a dos operadores do sistema penitenciário. Sobre a vida pós-cárcere, o sujeito-educando vislumbra reconstruir sua vida e vê na educação escolar um dos meios para esse fim. Conclui-se afirmando que a educação em espaço de privação de liberdade deve considerar a materialidade dos seus sujeitos-educandos nos princípios educacionais e nas estratégias metodológicas, tendo em vista a humanização.

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Biografia do Autor

Cleia Pantoja Andrade, Universidade Federal do Amapá

Especialista em Educação pela UNIFAP. Professora de História da Escola Estadual Prisional São José. Licenciada em História pela UNIFAP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR/UNIFAP).

Alder de Sousa Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação da Campo da UNIFAP. Doutorando em Educação pela UFPA. Coordenador da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, no Amapá. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq), do Grupo de Pesquisa Amazônia Sustentável/UNIFAP/CNPq e Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA/UEAP/CNPq).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9065211816414800

Eliane Leal Vasquez, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIFAP. Doutora e mestra em História da Ciência pela PUC-SP. É líder do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE). E-mail: elianevasquez@gmail.com 

Waldir Ferreira Abreu, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Pequisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Infância e Filosofia". E-mail: awaldir@ufpa.br

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

ANDRADE, C. P.; DIAS, A. de S.; VASQUEZ, E. L.; ABREU, W. F. Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação de liberdade: análise de narrativas de um sujeito-educando. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 378–393, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p378-408. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5170. Acesso em: 14 nov. 2024.