Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012)

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança UERJ
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão UFPel

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p31-45

Palavras-chave:

Abordagem (auto)biográfica. Formação de professores. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Resumo

O presente texto retoma pesquisa que consistiu no estudo da produção dos Congressos Internacionais de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA), tendo em vista o levantamento de indícios sobre os movimentos teórico-metodológicos do campo. Partilhamos, aqui, um recorte do trabalho que focalizou 11 capítulos do livro do I CIPA e 34 da coleção de 9 livros relativos ao V CIPA, tendo como filtro a formação de professores, especificamente os textos voltados para uma abordagem geral/teórica sobre as dinâmicas de formação docente em diálogo com a perspectiva (auto)biográfica e os trabalhos voltados para práticas de formação, incluindo formação inicial, continuada e desenvolvida no contexto escolar. Iniciamos com o olhar dirigido para o I e o V CIPA, tecemos um diálogo entre os referenciais teórico-metodológicos que fundamentam as pesquisas desenvolvidas e finalizamos com reflexões que apontam para a continuidade do estudo. 

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Referências

REFERÊNCIAS

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Como Citar

BRAGANÇA, I. F. de S.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–45, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p31-45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2519. Acesso em: 21 dez. 2024.