A escrita de professoras nos memoriais de formação

Autores/as

  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.
  • Marta Licia Teles Brito de Jesus Universidade Federal da Bahia.
  • Regina Lucia dos Santos Portela Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500

Palabras clave:

Formação de Professores. História de Vida. Narrativa

Resumen

Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. 

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Biografía del autor/a

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Licenciada em Ciencias Sociais, Mestre e Doutora em Educação - UFBA. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - UFBA.

Marta Licia Teles Brito de Jesus, Universidade Federal da Bahia.

Pedagoga - UFBA. Mestre e Doutora em Educação - UFBA. Professora Adjunta Dpto I da FACED-UFBA. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET.

Regina Lucia dos Santos Portela, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

Bacharel e mestre em Artes Cenicas - UFBA. Membro da equipe de apoio a coordenação pedagógica do Curso de Pedagogia PARFOR/UFBA.

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Publicado

2017-08-31

Cómo citar

CUNHA, M. C.; JESUS, M. L. T. B. de; PORTELA, R. L. dos S. A escrita de professoras nos memoriais de formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 483–500, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375. Acesso em: 25 nov. 2024.

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