Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola.
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pAbstract
Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professorasda cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunasda roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidadessão pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivasconstroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escolada cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio dainscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendoeste um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadoresde identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidasna escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roçapor meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovense Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidasnas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”,desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e alunada roça que estudam na cidade.Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
______. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KNIJNIK, Gelsa. As novas modalidades de exclusão social: trabalho, conhecimento e educação. Revista Brasileira
de Educação, São Paulo, n. 4, p. 35-42, 1997.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi.
Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p.20-28, jan./abr. 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes,
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. Tradução de Beatriz Perrone Moisés. São
Paulo: Martins Fontes, 1993.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017