Dificuldades de escrita em língua materna L1 e língua estrangeira L2: notas introdutórias
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v7i2.2792Mots-clés :
Desenvolvimento, Escrita, Língua materna, Língua estrangeiraRésumé
Este artigo visa discutir a importância da escrita para o desenvolvimento pleno do aluno/estudante de L1/L2, e, consequentemente, com isso, ter-se à inserção deste aluno no mercado de trabalho, pois a escrita é condição sumária para à inclusão do aluno/estudante no mundo midiático e/ou profissional. Ela, a escrita é responsável pelo sucesso em nível acadêmico, foco principal deste estudo, portanto a escrita vai mais além, ela é mola propulsora para o desenvolvimento profissional. O artigo focaliza, especialmente, a questão da dificuldade de escrita em sala de aula de L1 e L2, sustentando suas ideias para uma quebra de barreiras em torno do processo de escritura em sala de aula de L1 e L2, em Brasil (2006), Fernandes; Paula (2012), Martins (2017) e Squarisi; Salvador (2009).
Téléchargements
Références
BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 239, v. 1.
FERNANDES, Alessandra Coutinho; PAULA, Anna Beatriz. Compreensão e produção de textos em língua materna e língua estrangeira. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Coleção Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, v. 5).
MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 7, n. 1, p. 15-27, jan/jul. 2017.Disponível em:
< https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149/2356>. Acesso em: 14 nov. 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SQUARISI, Dad; SALVADOR, Arlete. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.