Aulas de línguas estrangeiras: da prática da tradução ao uso das tecnologias educacionais

Autores

  • José Geovânio Buenos Aires Martins Secretaria de Estado da Educação do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i2.2897

Palavras-chave:

Aprendizagem, Línguas estrangeiras, Dicionário, Tecnologias

Resumo

Este artigo tem como meta, discutir a história da tradução no Brasil, e no mundo, dando destaque para o uso do dicionário por alunos e professores de línguas estrangeiras L2; visto que o dicionário é um dos recursos educacional mais acessível ao estudante de L2. Ao passo, que existe também outros mecanismos de tradução; para à aprendizagem de L2, sendo todos eles apresentados ao longo do desenvolvimento deste estudo. Portanto, este artigo discorre ainda, sobre o uso das tecnologias educacionais, para o ensino de L2; destacando quais são estas tecnologias, e, diferenciando tecnologias educacionais de tecnologias da informação e da comunicação TICs. O principal objetivo desta investigação é o de investigar se o dicionário utilizado em aulas de L2, pode ser considerado tecnologia? Uma vez que seu uso é bastante recorrente em aulas de línguas estrangeiras. Sendo assim, é de fundamental importância que professores de L2, conheçam como utilizar não apenas o dicionário, mas munir-se de outras possibilidades, para o ensino de L2, haja vista, o desejo dos alunos de se tornarem proficientes em línguas estrangeiras. E, a escola, é o principal meio, para que discentes tenham acesso ao aprendizado de uma segunda e/ou terceira, quarta, quinta língua estrangeira; e, para isso os professores de L2 precisam estar preparados para o uso de novos recursos, pois é bem verdade que vivemos na era da tecnologia e da informação. Para alcançar tudo isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica, como não poderia deixar de ser; pautada em diversos autores.

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Biografia do Autor

José Geovânio Buenos Aires Martins, Secretaria de Estado da Educação do Piauí

Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (Campus Senador Helvídio Nunes de Barros), Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei-FECR; Organização do Trabalho Pedagógico: orientação educacional, supervisão e gestão escolar e, em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, ambas pelo  Centro Universitário Internacional UNINTER. Docente do Ensino Básico nas Escolas Estaduais da SEDUC-PI: Escola Teresinha Nunes e Unidade Escolar Petrônio Portela. Professor Pesquisador na área de Educação e Tecnologias. Professor Colaborador da Faculdade Ágora. 

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Publicado

28.12.2016

Como Citar

MARTINS, J. G. B. A. Aulas de línguas estrangeiras: da prática da tradução ao uso das tecnologias educacionais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 6, n. 2, p. 9–22, 2016. DOI: 10.69969/revistababel.v6i2.2897. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2897. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE