Métodos de aprendizagem, tecnologias educacionais e o desenvolvimento da escrita e oralidade em Língua Estrangeira Moderna: contribuições para à aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8595

Palavras-chave:

Aprendizado, Recursos didáticos, Ensino fundamental, Ensino médio, Cultura

Resumo

Este artigo, fundamentado em estudos publicados pela Babel, além de outros periódicos e documentos, tem como objetivo geral identificar os principais métodos de aprendizagem e as tecnologias educacionais usadas no ensino de uma Língua Estrangeira Moderna para o alcance do desenvolvimento da escrita e oralidade. A metodologia deste trabalho utiliza-se dos estudos de Brasil (2018), Martins (2016), Mulik (2012), Oliveira (2017), Santos (2011), dentre outros aportes teóricos. Como conclusão, a pesquisa revelou que há mais ainda a se estudar sobre o uso dos métodos de aprendizagem e tecnologias educacionais aplicados ao ensino de Língua Estrangeira Moderna, pois o professor precisa ressignificar o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Brasil, haja vista, não existir um método ou tecnologia específica capaz de garantir a proficiência do aluno.

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Biografia do Autor

José Geovânio Buenos Aires Martins, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Manoel Cícero Ribeiro Júnior, Secretaria de Estado da Educação/Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão

Mestre em Ensino de Biologia. Professor efetivo da Seduc-PI e Seduc-MA.

Laéssio Alvarenga Aragão, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Estudos Linguísticos e Literários. Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Jeisy dos Santos Holanda, Universidade Estadual do Piauí

Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Maria de Fátima Guimarães Cruz, Secretaria de Estado da Educação/Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão

Mestranda em Ensino de Biologia. Professora efetiva da Seduc-PI e Seduc-MA.

Germânio Buenos Aires Martins, Universidade Estadual do Piauí

Licenciado em Normal Superior e Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pedagogo e pesquisador.

Luciano Silva Figueiredo, Universidade Estadual do Piauí

Pós-Doutor e Doutor em Ciências. Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

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Publicado

06.07.2020

Como Citar

MARTINS, J. G. B. A.; JÚNIOR, M. C. R.; ARAGÃO, L. A.; HOLANDA, J. dos S.; CRUZ, M. de F. G.; MARTINS, G. B. A.; FIGUEIREDO, L. S. Métodos de aprendizagem, tecnologias educacionais e o desenvolvimento da escrita e oralidade em Língua Estrangeira Moderna: contribuições para à aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 144–164, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i1.8595. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/8595. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE