Learning methods, educational technologies and the development of writing and orality in Modern Foreign Language: contributions to learning
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8595Keywords:
Learning, Educational resources, Elementary school, High school, CultureAbstract
This article, based on studies published by Babel, in addition to other journals and documents, has the general objective of identifying the main learning methods and educational technologies used in the teaching of a Modern Foreign Language to achieve the development of writing and orality. The methodology of this work uses the studies of Brasil (2018), Martins (2016), Mulik (2012), Oliveira (2017), Santos (2011), among other theoretical contributions. As a conclusion, the research revealed that there is still more to be studied about the use of learning methods and educational technologies applied to the teaching of Modern Foreign Language, since the teacher needs to reframe the teaching of Modern Foreign Language in Brazil, considering that there is not a specific method or technology capable of ensuring student proficiency.
Downloads
References
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2018. (Coordenação de Edições Técnicas).
______. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 239, v. 1.
______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
COSTA, Amadeus Galvão Rêgo et al. Importância da educação continuada para os profissionais de enfermagem no semiárido piauiense. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, p. 42973637, abr. 2020. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/3637>. Acesso em: 29 abr. 2020.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
ESTEVAM, Évely Ribeiro; SALES, Shirlei Rezende. Formação de professores e tecnologias digitais: levantamento e análise da produção discente na pós-graduação em educação. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, p. 37-50, jan/abr. 2018. Disponível em: <https://uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1360>. Acesso em: 21 jan. 2020.
FIGUEIREDO, Carlos Maurício Seródio; NAKAMURA, Eduardo. Computação móvel: novas oportunidades e novos desafios. T&C Amazônia, v. 1, n. 2, p. 16-28, jun. 2003. Disponível em:<http://tecamazonia.com.br/wp-content/uploads/2017/03/revista_tec_ed02.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
LIMA, Amanda Kelly Oliveira de; DOMINSCHEK, Desiré Luciane. Formação profissional do docente e a educação a distância. Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 122-136, dez. 2019. Disponível em:<https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/humanidades/article/view/664>. Acesso em: 21 jan. 2020.
LIMA, Laís Teixeira; SOUZA, Sonia Maria de Fonseca; LUQUETTI, Eliana Crispim França. O ensino da habilidade oral da língua inglesa nas escolas públicas. Caderno do CNLF, Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, p. 86-103, 2014. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/10/007.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MACHADO, Mariana Paula de Souza. Reflexão de métodos e abordagens para o ensino de uma Língua Estrangeira. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 6, n. 8, p. 1-12, 2017. Disponível em:<https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/article/view/387>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MARTINS José, Geovânio Buenos Aires; MARTINS Maria, Greuvânia Buenos Aires. Dificuldades de escrita em Língua Materna L1 e Língua Estrangeira L2: notas introdutórias. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 12, p. 1-14, ago/dez. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2792>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 11, p. 15-27, jan/jul. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149>. Acesso em: 21 jan. 2020.
______. Formação e profissionalização docente. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 9, n. 17, p. 253-256, fev. 2020. Disponível em: <https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/article/view/870>. Acesso em: 20 abr. 2020.
______. Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma Língua Estrangeira Moderna: um recorte de produções científicas da Revista Babel. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 8, n. 1, p. 1-12, jan/jul. 2018. Disponível em:<http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5083>. Acesso em: 21 jan. 2020.
______. Aulas de Línguas Estrangeiras: da prática da tradução ao uso das tecnologias educacionais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 6, n. 2, p. 9-22, ago/dez. 2016. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2897>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MULIK, Katia Bruginski. O ensino de língua estrangeira no contexto brasileiro: um passeio pela história. Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Patos de Minas, v. 5, n. 1, p. 14-22, mar. 2012. Disponível em:<https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/issue/view/41/Sum%C3%A1rio20121>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Flávia Cristina Martins. Língua inglesa em escolas públicas: representações de futuros professores. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 1, p. 36-48, 2017. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3436>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa; ALMEIDA, Risonete Lima de. O papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 8, n. 1, p. 26-39, jan/jul. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Uéverson Mendes et al. Gamificação: uma proposta para aula de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 9, n. 2, p. 18-32, ago/dez. 2019. Disponível em:<http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6390>. Acesso em: 21 jan. 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SCHULZ, Lisiane Ott; AZEVEDO, Tânia Maris de. O discurso docente em língua inglesa e a promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão oral discente. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 69, n. 1, p. 111-126, jan/abr. 2016. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/4783/478355241008.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SILVA, André Natalino Castro; SCOVILLE, André Luiz Martins Lopez de. O ensino da língua estrangeira: processos metodológicos na aprendizagem. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 21, p. 627-642, set/dez. 2015. Disponível em: <http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/735/506>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 27-38, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98/165>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.