Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma língua estrangeira moderna: um recorte de produções científicas da revista Babel
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v8i1.5083Palavras-chave:
Mapeamento, Métodos de aprendizagem, Revista Babel, Competência comunicacionalResumo
O presente artigo analisa trabalhos sobre métodos de aprendizagem no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas da Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. O artigo usa como referencial teórico para sustentar a discussão sobre o tema investigado Santos (2011); Martins (2017); Siqueira (2011). Os artigos selecionados foram produzidos nos anos de 2011 e 2017. Desse modo, são abordados os principais métodos de aprendizagem para o ensino de idiomas no Brasil, e na esteira dessa compreensão, o estudo procura mostrar as principais críticas feitas aos métodos de aprendizagem para o ensino de qualquer Língua Estrangeira Moderna. A pesquisa propõe também que o professor de Língua Estrangeira não se limite ao(s) método(s) de aprendizagem por ele selecionado, pois o professor deve avaliar continuamente sua prática docente, para que se possa ter o desenvolvimento da “competência comunicacional” do discente na língua estudada.
Downloads
Referências
BABEL. Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Alagoinhas, BA, 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/about/history>. Acesso em: 15 jan. 2018.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 11, p. 15-27, jan/jul. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149/2356>. Acesso em: 15 jan. 2018.
______. O ensino da língua francesa no Brasil: aspectos históricos. Remanso, BA: Apostila, 2015.
PILIGRA. A Odisséia de Jorge Amado. Ilhéus, BA: Editus, 2012.
SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166>. Acesso em: 15 jan.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 27-38, dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98/165>. Acesso em: 15 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.