Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma língua estrangeira moderna: um recorte de produções científicas da revista Babel

Autores

  • José Geovânio Buenos Aires Martins Secretaria de Estado da Educação

Palavras-chave:

Mapeamento, Métodos de aprendizagem, Revista Babel, Competência comunicacional

Resumo

O presente artigo analisa trabalhos sobre métodos de aprendizagem no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas da Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. O artigo usa como referencial teórico para sustentar a discussão sobre o tema investigado Santos (2011); Martins (2017); Siqueira (2011). Os artigos selecionados foram produzidos nos anos de 2011 e 2017. Desse modo, são abordados os principais métodos de aprendizagem para o ensino de idiomas no Brasil, e na esteira dessa compreensão, o estudo procura mostrar as principais críticas feitas aos métodos de aprendizagem para o ensino de qualquer Língua Estrangeira Moderna. A pesquisa propõe também que o professor de Língua Estrangeira não se limite ao(s) método(s) de aprendizagem por ele selecionado, pois o professor deve avaliar continuamente sua prática docente, para que se possa ter o desenvolvimento da “competência comunicacional” do discente na língua estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Geovânio Buenos Aires Martins, Secretaria de Estado da Educação

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei-FECR (2015); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2016); Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico –Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Multiculturalismo Religioso, Ensino Religioso, Ensino de Língua Estrangeira e Literatura Brasileira. Atualmente é professor convidado do Grupo Impactus (Cursos, Palestras e Treinamentos).

Referências

BABEL. Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Alagoinhas, BA, 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/about/history>. Acesso em: 15 jan. 2018.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 11, p. 15-27, jan/jul. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149/2356>. Acesso em: 15 jan. 2018.

______. O ensino da língua francesa no Brasil: aspectos históricos. Remanso, BA: Apostila, 2015.

PILIGRA. A Odisséia de Jorge Amado. Ilhéus, BA: Editus, 2012.

SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166>. Acesso em: 15 jan.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 27-38, dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98/165>. Acesso em: 15 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

MARTINS, J. G. B. A. Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma língua estrangeira moderna: um recorte de produções científicas da revista Babel. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5083. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE