Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma língua estrangeira moderna: um recorte de produções científicas da revista Babel

Auteurs-es

  • José Geovânio Buenos Aires Martins Secretaria de Estado da Educação

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v8i1.5083

Mots-clés :

Mapeamento, Métodos de aprendizagem, Revista Babel, Competência comunicacional

Résumé

O presente artigo analisa trabalhos sobre métodos de aprendizagem no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas da Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. O artigo usa como referencial teórico para sustentar a discussão sobre o tema investigado Santos (2011); Martins (2017); Siqueira (2011). Os artigos selecionados foram produzidos nos anos de 2011 e 2017. Desse modo, são abordados os principais métodos de aprendizagem para o ensino de idiomas no Brasil, e na esteira dessa compreensão, o estudo procura mostrar as principais críticas feitas aos métodos de aprendizagem para o ensino de qualquer Língua Estrangeira Moderna. A pesquisa propõe também que o professor de Língua Estrangeira não se limite ao(s) método(s) de aprendizagem por ele selecionado, pois o professor deve avaliar continuamente sua prática docente, para que se possa ter o desenvolvimento da “competência comunicacional” do discente na língua estudada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Geovânio Buenos Aires Martins, Secretaria de Estado da Educação

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei-FECR (2015); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2016); Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico –Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Multiculturalismo Religioso, Ensino Religioso, Ensino de Língua Estrangeira e Literatura Brasileira. Atualmente é professor convidado do Grupo Impactus (Cursos, Palestras e Treinamentos).

Références

BABEL. Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Alagoinhas, BA, 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/about/history>. Acesso em: 15 jan. 2018.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 11, p. 15-27, jan/jul. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149/2356>. Acesso em: 15 jan. 2018.

______. O ensino da língua francesa no Brasil: aspectos históricos. Remanso, BA: Apostila, 2015.

PILIGRA. A Odisséia de Jorge Amado. Ilhéus, BA: Editus, 2012.

SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166>. Acesso em: 15 jan.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 27-38, dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98/165>. Acesso em: 15 jan. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-29

Comment citer

MARTINS, J. G. B. A. Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma língua estrangeira moderna: um recorte de produções científicas da revista Babel. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i1.5083. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5083. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE