Métodos de aprendizagem, tecnologias educacionais e o desenvolvimento da escrita e oralidade em Língua Estrangeira Moderna: contribuições para à aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8595Mots-clés :
Aprendizado, Recursos didáticos, Ensino fundamental, Ensino médio, CulturaRésumé
Este artigo, fundamentado em estudos publicados pela Babel, além de outros periódicos e documentos, tem como objetivo geral identificar os principais métodos de aprendizagem e as tecnologias educacionais usadas no ensino de uma Língua Estrangeira Moderna para o alcance do desenvolvimento da escrita e oralidade. A metodologia deste trabalho utiliza-se dos estudos de Brasil (2018), Martins (2016), Mulik (2012), Oliveira (2017), Santos (2011), dentre outros aportes teóricos. Como conclusão, a pesquisa revelou que há mais ainda a se estudar sobre o uso dos métodos de aprendizagem e tecnologias educacionais aplicados ao ensino de Língua Estrangeira Moderna, pois o professor precisa ressignificar o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Brasil, haja vista, não existir um método ou tecnologia específica capaz de garantir a proficiência do aluno.
Téléchargements
Références
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2018. (Coordenação de Edições Técnicas).
______. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 239, v. 1.
______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
COSTA, Amadeus Galvão Rêgo et al. Importância da educação continuada para os profissionais de enfermagem no semiárido piauiense. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, p. 42973637, abr. 2020. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/3637>. Acesso em: 29 abr. 2020.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
ESTEVAM, Évely Ribeiro; SALES, Shirlei Rezende. Formação de professores e tecnologias digitais: levantamento e análise da produção discente na pós-graduação em educação. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, p. 37-50, jan/abr. 2018. Disponível em: <https://uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1360>. Acesso em: 21 jan. 2020.
FIGUEIREDO, Carlos Maurício Seródio; NAKAMURA, Eduardo. Computação móvel: novas oportunidades e novos desafios. T&C Amazônia, v. 1, n. 2, p. 16-28, jun. 2003. Disponível em:<http://tecamazonia.com.br/wp-content/uploads/2017/03/revista_tec_ed02.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
LIMA, Amanda Kelly Oliveira de; DOMINSCHEK, Desiré Luciane. Formação profissional do docente e a educação a distância. Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 122-136, dez. 2019. Disponível em:<https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/humanidades/article/view/664>. Acesso em: 21 jan. 2020.
LIMA, Laís Teixeira; SOUZA, Sonia Maria de Fonseca; LUQUETTI, Eliana Crispim França. O ensino da habilidade oral da língua inglesa nas escolas públicas. Caderno do CNLF, Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, p. 86-103, 2014. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/10/007.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MACHADO, Mariana Paula de Souza. Reflexão de métodos e abordagens para o ensino de uma Língua Estrangeira. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 6, n. 8, p. 1-12, 2017. Disponível em:<https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/article/view/387>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MARTINS José, Geovânio Buenos Aires; MARTINS Maria, Greuvânia Buenos Aires. Dificuldades de escrita em Língua Materna L1 e Língua Estrangeira L2: notas introdutórias. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 12, p. 1-14, ago/dez. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2792>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. A docência da língua estrangeira: da inclusão no currículo escolar aos processos metodológicos de aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 11, p. 15-27, jan/jul. 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3149>. Acesso em: 21 jan. 2020.
______. Formação e profissionalização docente. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 9, n. 17, p. 253-256, fev. 2020. Disponível em: <https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/article/view/870>. Acesso em: 20 abr. 2020.
______. Mapeamento dos processos metodológicos de aprendizagem para o ensino de uma Língua Estrangeira Moderna: um recorte de produções científicas da Revista Babel. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 8, n. 1, p. 1-12, jan/jul. 2018. Disponível em:<http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5083>. Acesso em: 21 jan. 2020.
______. Aulas de Línguas Estrangeiras: da prática da tradução ao uso das tecnologias educacionais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 6, n. 2, p. 9-22, ago/dez. 2016. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2897>. Acesso em: 21 jan. 2020.
MULIK, Katia Bruginski. O ensino de língua estrangeira no contexto brasileiro: um passeio pela história. Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Patos de Minas, v. 5, n. 1, p. 14-22, mar. 2012. Disponível em:<https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/issue/view/41/Sum%C3%A1rio20121>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Flávia Cristina Martins. Língua inglesa em escolas públicas: representações de futuros professores. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 7, n. 1, p. 36-48, 2017. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3436>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa; ALMEIDA, Risonete Lima de. O papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 8, n. 1, p. 26-39, jan/jul. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299>. Acesso em: 21 jan. 2020.
OLIVEIRA, Uéverson Mendes et al. Gamificação: uma proposta para aula de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 9, n. 2, p. 18-32, ago/dez. 2019. Disponível em:<http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6390>. Acesso em: 21 jan. 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SCHULZ, Lisiane Ott; AZEVEDO, Tânia Maris de. O discurso docente em língua inglesa e a promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão oral discente. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 69, n. 1, p. 111-126, jan/abr. 2016. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/4783/478355241008.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SILVA, André Natalino Castro; SCOVILLE, André Luiz Martins Lopez de. O ensino da língua estrangeira: processos metodológicos na aprendizagem. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 21, p. 627-642, set/dez. 2015. Disponível em: <http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/735/506>. Acesso em: 21 jan. 2020.
SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 27-38, dez. 2011. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98/165>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.