O ensino da língua inglesa no Brasil: Uma análise à luz do descaso

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Palavras-chave:

ensino, língua inglesa, descaso

Resumo

Este texto é mais uma reflexão sobre o ensino de inglês no contexto nacional. Aborda essa questão à luz do descaso. Este artigo foi elaborado com base na tríade do descaso, o oficial, o da má formação e o logístico. Ele tem como objetivo provocar reflexão sobre o descaso com o ensino da língua inglesa, nas escolas públicas brasileiras, bem como destacar questões sobre a formação do professor, a carga horária com que a disciplina é ofertada, sobre o livro didático e o grande número de alunos por turma. Nesse sentido, este artigo analisa como o governo e o professor, em certa medida, agem no tocante ao ensino/aprendizagem da língua inglesa, evidenciando descaso por parte de ambos, que parecem cumplices, quando pouco ou nada fazem para mudar o quadro lamentável em que se encontra o ensino dessa língua no Brasil, já que há uma geração de aprendizes com pouca ou nenhuma habilidade nesse idioma, o que pode estar relacionado com a má formação profissional, a carga horária ínfima, o número inadequado de alunos e materiais didáticos incoerentes com a realidade dos aprendizes. A relevância dessa reflexão reside no fato de poder contribuir no sentido de chamar atenção e conscientizar sobre a necessidade de repensar a oferta dessa língua nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Flavius Almeida Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciado em Letras com inglês (UEFS). Mestre em Língua e Cultura (UFBA). Doutorando em Língua e Cultura (UFBA). Professor de Língua inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

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Publicado

21.10.2024

Como Citar

ANJOS, F. A. O ensino da língua inglesa no Brasil: Uma análise à luz do descaso. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 14, p. e18785, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18785. Acesso em: 30 dez. 2024.