Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira

Autores

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Ensino-aprendizagem, Língua inglesa

Resumo

A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente-monitor e o docente-orientador e promove a vivência das atividades técnicas e didáticas. Como monitor, o estudante aprende muito através da relação interpessoal de troca de saberes. E também se desenvolve vínculos com os alunos, aumentando seu círculo de amizades no ambiente acadêmico, um fator de extrema importância para o bem-estar e progresso do monitor. Assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de monitoria no componente curricular Laboratório de Língua Inglesa I, oferecido no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo, em que utilizamos as nossas próprias memórias em relação à sala de aula, às nossas posturas e as adotadas pelos alunos, bem como foi realizado um levantamento bibliográfico. Algumas atividades realizadas, os resultados positivos obtidos no decorrer da prática e as dificuldades vivenciadas fazem parte deste relato. É de fundamental relevância discutir sobre a atividade de monitoria acadêmica no ensino superior, tendo em vista que esta influencia para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor e para o desenvolvimento de novas perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavius Almeida Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Letras com Inglês (UEFS). Mestre em Língua e Cultura (UFBA). Doutor em Língua e Cultura (UFBA). Professor de Língua Inglesa da UFRB.

Maria Eduarda Mendes Cavalcanti, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB.

Referências

ANJOS, F. A. "Passei o semestre todo estudando o verbo to be": atitudes, (des)motivação e orientação para aprender inglês de alguns bacharelandos da UFRB. Tese de Doutorado. 254 f. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, 2018.

ANJOS, F. A. Princípios Fundamentais para o Ensino e a Aprendizagem do inglês como língua Global. Revista de Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 114-132, jan./jun. 2017.

ANJOS, F. A. Ideologia e omissão nos livros didáticos de língua inglesa. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2017.

ASSIS, F. de. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 14, (3), jul./set., 2006.

BARCELOS, A. M. F. Finding my own voice and accent. Humanizing Language Teaching, v. 10, 3. 2008.

BHOWMIK, Subrata Kumar. World Englishes and English language teaching: a pragmatic and humanstic approach. In: Colomb. Appl. Linguist. Journal, vol 17, no. 1, p. 142-157, 2015.

FIGUEIREDSS, T. da C; FRIGO, L. F. Relato de experiência: Percepções acerca da monitoria acadêmica na disciplina de fisioterapia e a saúde da mulher. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz, Rio Grande do Sul, ano IV, volume 4, número 1, jan./mar, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAAG et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Brasília, 64, (2), p. 215-220, mar./abr. 2008.

JORDÃO, C. Decolonizing identities: English for internationalization in a brazilian university. In: Interfaces Brasil/Canadá. Canoas, v. 16, n.1, p. 191-209, 2016.

LIRA, M. O.; NASCIMENTO, D. de Q.; SILVA, G. C. de L.; MAMAN, A. dos S. de. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandos em ciências biológicas da UEPB. II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2015.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba Revista Científica da Escola da Saúde da Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte, ano 3, nº 2, abr./set. 2014

SILVA, R.N.; BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, vol. 8, n. 7, p. 1-6, 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

ANJOS, F. A.; CAVALCANTI, M. E. M. Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 2, p. 40–51, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9361. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE