Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9361Mots-clés :
Monitoria acadêmica, Ensino-aprendizagem, Língua inglesaRésumé
A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente-monitor e o docente-orientador e promove a vivência das atividades técnicas e didáticas. Como monitor, o estudante aprende muito através da relação interpessoal de troca de saberes. E também se desenvolve vínculos com os alunos, aumentando seu círculo de amizades no ambiente acadêmico, um fator de extrema importância para o bem-estar e progresso do monitor. Assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de monitoria no componente curricular Laboratório de Língua Inglesa I, oferecido no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo, em que utilizamos as nossas próprias memórias em relação à sala de aula, às nossas posturas e as adotadas pelos alunos, bem como foi realizado um levantamento bibliográfico. Algumas atividades realizadas, os resultados positivos obtidos no decorrer da prática e as dificuldades vivenciadas fazem parte deste relato. É de fundamental relevância discutir sobre a atividade de monitoria acadêmica no ensino superior, tendo em vista que esta influencia para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor e para o desenvolvimento de novas perspectivas.
Téléchargements
Références
ANJOS, F. A. "Passei o semestre todo estudando o verbo to be": atitudes, (des)motivação e orientação para aprender inglês de alguns bacharelandos da UFRB. Tese de Doutorado. 254 f. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, 2018.
ANJOS, F. A. Princípios Fundamentais para o Ensino e a Aprendizagem do inglês como língua Global. Revista de Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 114-132, jan./jun. 2017.
ANJOS, F. A. Ideologia e omissão nos livros didáticos de língua inglesa. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2017.
ASSIS, F. de. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 14, (3), jul./set., 2006.
BARCELOS, A. M. F. Finding my own voice and accent. Humanizing Language Teaching, v. 10, 3. 2008.
BHOWMIK, Subrata Kumar. World Englishes and English language teaching: a pragmatic and humanstic approach. In: Colomb. Appl. Linguist. Journal, vol 17, no. 1, p. 142-157, 2015.
FIGUEIREDSS, T. da C; FRIGO, L. F. Relato de experiência: Percepções acerca da monitoria acadêmica na disciplina de fisioterapia e a saúde da mulher. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz, Rio Grande do Sul, ano IV, volume 4, número 1, jan./mar, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAAG et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Brasília, 64, (2), p. 215-220, mar./abr. 2008.
JORDÃO, C. Decolonizing identities: English for internationalization in a brazilian university. In: Interfaces Brasil/Canadá. Canoas, v. 16, n.1, p. 191-209, 2016.
LIRA, M. O.; NASCIMENTO, D. de Q.; SILVA, G. C. de L.; MAMAN, A. dos S. de. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandos em ciências biológicas da UEPB. II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2015.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba Revista Científica da Escola da Saúde da Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte, ano 3, nº 2, abr./set. 2014
SILVA, R.N.; BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, vol. 8, n. 7, p. 1-6, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.