Falarei inglês igualzinho um americano: atitudes de supervalorização em relação à língua e à cultura estrangeiras

Autores

  • Flavius Almeida Anjos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i1.5761

Palavras-chave:

Língua inglesa, Atitudes de supervalorização, Aprendizagem

Resumo

Este artigo é sobre atitudes de supervalorização em relação ao falante nativo de língua inglesa, sua cultura e língua. Sob a égide da Linguística Aplicada, este artigo pretende, através de alguns dados etnográficos, chamar atenção para o fato de que quando as atitudes de supervalorização ocorrem, elas podem trazer como consequência o sentimento de inferioridade dos aprendizes. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre ideas que hierarquizam povos, fazendo com que eles se sintam inferiores a outras pessoas das culturas hegemônicas. Este texto tambem traz ideias para conscientizar professores sobre a importância de abordar em sala de aula questões que afetam a língua inglesa, tais como o colonialismo, o imperialismo, globalizaçãoe e identidade.

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Biografia do Autor

Flavius Almeida Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Língua e Cultura (UFBA), Doutor em Língua e Cultura (UFBA) e Professor Adjunto de Língua Inglesa (CECULT/UFRB).

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Publicado

02.08.2019

Como Citar

ANJOS, F. A. Falarei inglês igualzinho um americano: atitudes de supervalorização em relação à língua e à cultura estrangeiras. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 1, p. 50–64, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i1.5761. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5761. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE