A análise narrativa como possibilidade de uma linguagem para experiência

Adriana Barbosa de Oliveira, Marilena Bittar, Luzia Aparecida de Souza

Resumo


Nesse artigo, buscamos apresentar o percurso narrativo desenvolvido em uma pesquisa que teve como interesse investigar as percepções de estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática, acerca de sua formação, para atuarem como professores de Matemática na educação básica. Trata-se de uma pesquisa de doutorado que mobilizou o uso de narrativas, na perspectiva de Antonio Bolívar, para a produção de dados e escritos sobre experiência e alteridade, desenvolvidos por Jorge Larrosa e Carlos Skliar, para o trabalho de composição com eles. Neste texto, apresentamos os olhares das pesquisadoras sobre o uso da análise narrativa como possibilidade para uma escrita sobre experiências.


Palavras-chave


Análise narrativa; experiências; pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. (Obras Escolhidas, I).

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodología. Madrid: La Muralla, 2001.

CHEVALLARD, Yves ; LADAGE, Caroline. Enquêter pour connaître. L’émergence d’un nouveau paradigme scolaire et culturel à l’âge de l’Internet. Journée de réflexion sur le thème «Une approche anthropologique du didactique». Université de Liège, Belgique, 2010. Disponível em : . Acesso em: 05 out. 2018.

CLARETO, S. M. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da. Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 17-32.

GONZAGUINHA. Caminhos do coração. Formato LP/CD. Gravadora: EMI-Odeon. 1982. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 129-156.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SOUZA, Luzia Aparecida; SILVA, Carla Regina Mariano. Narrativas e história oral: possibilidades de investigação em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p93-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

 

 

Portal SEER

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis A4 Educação

 A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de  Atribuição-NãoComercial CC BY-NC

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0