Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858Palavras-chave:
Narrativas, Educação de jovens e adultos, Pessoas em situação de rua, Experiências, FotografiaResumo
Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.
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