Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858

Palavras-chave:

Narrativas, Educação de jovens e adultos, Pessoas em situação de rua, Experiências, Fotografia

Resumo

Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.

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Biografia do Autor

kleyne Cristina Dornelas Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Estatística pela Universidade Paulista. Graduação em Estatística pela Universidade de Brasília. Graduação em Biologia pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

SOUZA, kleyne C. D. Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 841–858, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321. Acesso em: 25 abr. 2024.