La expansión biográfica en investigación educativa. Movimientos y aperturas metodológicas

Autores

  • Luis Gabriel Porta CONICET UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1747-1764

Resumo

Este artigo compartilha perspectivas e posicionamentos sobre a biográfico-narrativa gestada e alimentada por nossas experiências no Grupo de Pesquisa em Educação e Estudos Culturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Nos últimos vinte anos, e em sintonia com movimentos específicos do campo pedagógico, mas também com marcos interpretativos em escala social, a pesquisa educacional nos levou a ampliar nossa concepção de narrativa e, paralelamente, a diversificar tecnologias e recursos metodológicos. nos projetos e programas acadêmicos dos quais participamos. O artigo narra, precisamente, as teias de sentido que hoje configuram o território e os horizontes da educação no contexto de referência, aludindo a três dimensões que interagem solidariamente, e que se podem resumir como os cenários co-configuradores das nossas práticas, os diversificações temáticas e as alternativas metodológicas que melhor respondem a essas mutações. Além de postular uma análise descritiva dos efeitos da conjuntura para a pesquisa científica social, compartilhamos uma série de problemas interessantes para o campo da educação e uma gama de opções metodológicas que surgiram ao abordá-los. Aludimos, com plena coerência, às implicações subjetivas e aos efeitos recíprocos que esses movimentos acadêmicos nos têm causado, para assumir o compromisso pedagógico que dá sentido à pesquisa educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Gabriel Porta, CONICET UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA

Departamento de Ciencias de la Educación

Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación

Universidad Nacional de Mar del Plata

CONICET

Argentina

Publicado

2020-12-29

Como Citar

PORTA, L. G. La expansión biográfica en investigación educativa. Movimientos y aperturas metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1747–1764, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1747-1764. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9636. Acesso em: 22 dez. 2024.