La expansión biográfica en investigación educativa. Movimientos y aperturas metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1747-1764Resumo
Este artigo compartilha perspectivas e posicionamentos sobre a biográfico-narrativa gestada e alimentada por nossas experiências no Grupo de Pesquisa em Educação e Estudos Culturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Nos últimos vinte anos, e em sintonia com movimentos específicos do campo pedagógico, mas também com marcos interpretativos em escala social, a pesquisa educacional nos levou a ampliar nossa concepção de narrativa e, paralelamente, a diversificar tecnologias e recursos metodológicos. nos projetos e programas acadêmicos dos quais participamos. O artigo narra, precisamente, as teias de sentido que hoje configuram o território e os horizontes da educação no contexto de referência, aludindo a três dimensões que interagem solidariamente, e que se podem resumir como os cenários co-configuradores das nossas práticas, os diversificações temáticas e as alternativas metodológicas que melhor respondem a essas mutações. Além de postular uma análise descritiva dos efeitos da conjuntura para a pesquisa científica social, compartilhamos uma série de problemas interessantes para o campo da educação e uma gama de opções metodológicas que surgiram ao abordá-los. Aludimos, com plena coerência, às implicações subjetivas e aos efeitos recíprocos que esses movimentos acadêmicos nos têm causado, para assumir o compromisso pedagógico que dá sentido à pesquisa educacional.