Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1153

Parole chiave:

CNPq

Abstract

Neste texto, opero com os conceitos instituinte e institucionalização, bem como com os constructos aventura, desafio e insubordinação para significar, no acontecendo, o movimento (auto)biográfico no Brasil com a expressividade do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA), a criação da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph), da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) e das Diretorias Regionais da BIOGraph. Parto de elementos históricos desse movimento em outros países que nos ensinaram e influenciaram e trago a extensão desses movimentos no Brasil, especialmente no que se refere à pesquisa mediante História de Vida e à Pesquisa-Formação que foram, em meu entender, as primeiras modalidades metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica operadas no país. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente na Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada (PEAAR) da Universidade de Lisboa (ULisboa). Sócia honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, integrando o Conselho de Publicação, desde 2008.

Riferimenti bibliografici

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica: movimento instituinte da aventura à insubordinação. In: SUAREZ, Damian. et al. (org.). Narrativas en redes de investigación-formación: dialogos latinoamericanos. Buenos Aires: UBA, 2024. No prelo.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Métamémoire-mémoires: le mémorial de Formation. In: PASSEGGI, Maria; DAHET, Véronique (org.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur brésilien. Paris: L’Harmattan, 2023. p. 139-153.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Histórias de Vida de destacados educadores brasileiros: unidade na diversidade epistemológica de uma construção em rede de pesquisa. In: SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin; LOPES, Celi Espasandin (org.). Vida, narrativa e resistência: biografização e emponderamento. Curitiba: CRV, 2018. p. 191-216.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Dimensões, epistemológicas e metodológicas em pesquisa autobiográfica - eixo de estudo do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2016. t. 1. p. 289-447.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Narrando um movimento. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal: Ed. UFERN; Salvador: Ed. UNEB; Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2012. p. 21-28.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Historiando os CIPAS em seu acontecendo ... um escrito à guisa de prefácio. In: SOUZA, Elizeu Clementino (org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. IPUCRS; Salvador: Ed. UNEB, 2006. p. 7-13.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). A aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. p. 31-45, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2519 Acesso em: 20 dez. 2023.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London: The Palmer Press, 1986.

CATANI, Denice Barbara; VICENTINI, Paula Perin. Lugares sociais e inserção profissional: o magistério como modo de vida nas autobiografías de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). A aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004. p. 267-292.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biographie et Éducation: figures de l’individu-projet. Paris: Anthropos, 2003.

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986.

FALS BORDA, Orlando. Por la praxis: cómo estudiar la realidad para transformarla. Bogotá: Punta de Lanza, 1977.

GOODSON, Ivor. Life stories and the study of schooling. Interchange, Toronto, v. 11, n. 4, p. 62-76, 1981.

GOODSON, Ivor. Studying Teacher´s Lives. London: Routledge, 1992.

GOODSON, Ivor. Developing life and workhistories of teachers. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Aventura (auto)biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004. p. 245-266.

JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma. In: ABRAHÃO, Maria Menna Barreto Abrahão et al. (org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2018. t. 3. p. 317-354.

JOSSO, Marie-Christine. Cheminer vers soi. Lausanne: L’Age d’ Homme, 1991.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: Ed. IPUC, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 dez. 2023.

PINEAU, Gaston; MARIE-MICHELE. Produir sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal: Éditions Saint-Martin, 1983.

SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

SOUZA, Elizeu Clementino ; PASSEGGI, Maria. Mémorial d’enseignants et mouvement biographique au Brésil. In: PASSEGGI, Maria; DAHET, Véronique (org.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur brésilien. Paris: L’Harmattan, 2023. p. 117-137.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si, as narrativas de formação e o estágio: reflexões teórico-metodológicas sobre uma abordagem experiencial de formação inicial de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria &empiria. Porto Alegre: 2004. p. 385-386.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

THOMPSON, Paul. ‎The voice of the past. Oral History. Oxford: Oxford University Press, 1978.

Pubblicato

2024-06-28

Come citare

ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1153, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20502. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Articoli simili

<< < 2 3 4 5 6 7 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.