Dimensões formacionais para uma gestão colegiada: experiências (auto)biográficas de coordenadores(as) do curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1102

Palavras-chave:

Relatos (auto)biográficos, Dimensões formacionais, Coordenação Pedagógica, Gestão colegiada.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a práxis da Coordenação Pedagógica desenvolvida no curso de Pedagogia em uma Universidade pública. As memórias são organizadas nas dimensões política, pedagógica e técnica da formação, relatadas por coordenadores/as, na perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico-metodológica. Os resultados apresentados contribuem para entender a importância da dimensão formacional da gestão, fortalecer a história da instituição e revelar novas práticas de gestão que influenciam na formação de professores/as. A conclusão a qual chegamos foi que assumir a função de coordenador/a demanda um conhecimento que, por vezes, o/a docente ainda não construiu e isso provoca dúvidas e anseios no trabalho que deve ser desenvolvido. Ademais, a colaboração dos pares é fundamental para a realização de um processo formativo comprometido com a emancipação dos sujeitos, construindo caminhos para uma formação inicial e em serviço amparadas nos princípios formativos que consideram a realidade concreta para a realização do trabalho. Nesta experiência formativa, construímos um movimento dialógico, justo, digno e solidário que foi responsável pela redefinição de caminhos, com vistas a melhoria do processo de tomada de decisões, em meio a dialética das contradições e questões curriculares e formativas que perpassam a gestão.

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Biografia do Autor

Ronaldo Figueiredo Venas, UFBA

Ronaldo Figueiredo Venas é pós-doutorando na Universidade Federal do ABC e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional (MPED) da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Pedagogia da Faced/UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação da UFBA. E-mail: rvenas@ufba.br.

Rejane de Oliveira Alves, Ufba

Rejane de Oliveira Alves é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação para Aprendizagem, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: rejane.alves@ufba.br.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

VENAS, R. F.; ALVES, R. de O. Dimensões formacionais para uma gestão colegiada: experiências (auto)biográficas de coordenadores(as) do curso de pedagogia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1102, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1102. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13937. Acesso em: 19 abr. 2024.