Grupos de pesquisa e formação de orientadores: tributo à Marli André (in memoriam)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p181-190

Palavras-chave:

Grupos e redes de pesquisa, Formação de orientadores, Pós-graduação, Formação de professores, Marli André

Resumo

No contexto de pesquisa sobre os grupos de pesquisa como espaços-tempos de formação e de atuação de orientadores de dissertações e teses fizemos observação participante e desenvolvemos grupos focais no Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Marli André. Realizamos também uma entrevista com ela. Impactados com a notícia da sua morte, neste texto resgatamos partes da entrevista que ela nos concedeu, intercaladas por depoimentos de componentes do seu grupo, colegas e ex-orientandas. Nas suas manifestações fica explicito o papel ímpar por ela desempenhado na constituição e funcionamento do Grupo, como Núcleo de Pesquisa que funciona como uma rede. Nas manifestações dos componentes do Grupo ressalta-se a habilidade da Coordenadora em fazer dele espaço de pesquisa, de ajuda mútua, de exercício da orientação e de construção e de socialização de conhecimentos sobre formação de professores. A forma de organização e funcionamento do Grupo coordenado pela professora Marli constitui-se em um efeito-demonstração daquilo que se esperava alcançar quando foram organizados os “Programas de Intercâmbios” (Gatti, 2005), na década de 1980, com o objetivo de formar grupos e redes de pesquisa, iniciativa que teve continuidade com os Grupos de Trabalho da ANPEd.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade (PUC/SP), com Estágio pós-doutoral (Universidade do Porto, PT). Professor Associado IV (aposentado) na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como Professor Voluntário. Coautor do livro: Publique, Apareça ou Pereça (EDIFUBA). Pesquisador 1A do CNPq.

Referências

ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadores de formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 30, p. 124-132, dez. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2021.
KULNIG, Rita de Cássia Mitelg; REIS, Adriana Teixeira; SANTOS, Luana Neves. Da experiência de tutoria à aprendizagem de orientação. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, XII, 2015, Curitiba. Anais Formação de Professores, Complexidade e Trabalho docente, Curitiba, PUC-PR, 2015, 409112-20.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel Pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

BIANCHETTI, L. . Grupos de pesquisa e formação de orientadores: tributo à Marli André (in memoriam). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 181–190, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p181-190. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11910. Acesso em: 19 nov. 2024.