Grupos de pesquisa e formação de orientadores: tributo à Marli André (in memoriam)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p181-190Palavras-chave:
Grupos e redes de pesquisa, Formação de orientadores, Pós-graduação, Formação de professores, Marli AndréResumo
No contexto de pesquisa sobre os grupos de pesquisa como espaços-tempos de formação e de atuação de orientadores de dissertações e teses fizemos observação participante e desenvolvemos grupos focais no Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Marli André. Realizamos também uma entrevista com ela. Impactados com a notícia da sua morte, neste texto resgatamos partes da entrevista que ela nos concedeu, intercaladas por depoimentos de componentes do seu grupo, colegas e ex-orientandas. Nas suas manifestações fica explicito o papel ímpar por ela desempenhado na constituição e funcionamento do Grupo, como Núcleo de Pesquisa que funciona como uma rede. Nas manifestações dos componentes do Grupo ressalta-se a habilidade da Coordenadora em fazer dele espaço de pesquisa, de ajuda mútua, de exercício da orientação e de construção e de socialização de conhecimentos sobre formação de professores. A forma de organização e funcionamento do Grupo coordenado pela professora Marli constitui-se em um efeito-demonstração daquilo que se esperava alcançar quando foram organizados os “Programas de Intercâmbios” (Gatti, 2005), na década de 1980, com o objetivo de formar grupos e redes de pesquisa, iniciativa que teve continuidade com os Grupos de Trabalho da ANPEd.
Downloads
Referências
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 30, p. 124-132, dez. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2021.
KULNIG, Rita de Cássia Mitelg; REIS, Adriana Teixeira; SANTOS, Luana Neves. Da experiência de tutoria à aprendizagem de orientação. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, XII, 2015, Curitiba. Anais Formação de Professores, Complexidade e Trabalho docente, Curitiba, PUC-PR, 2015, 409112-20.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel Pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.