MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Authors

  • Tânia Maria Hetkowski Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p89-103

Keywords:

Mestrados profissionais, Educação, Gestão

Abstract

Este artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente,rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação,chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional,dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicosque são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientaçãodos docentes credenciados nos referidos programas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Maria Hetkowski, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Professora dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora Adjunta da Área de Educação na CAPES.

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em EJA da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

References

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

ARAÚJO, Kátia Soane Santos. A rádio da escola na escola da rádio: uma proposta de educação científica desenvolvida com alunos da escola municipal Roberto Santos/SSA-Ba. 2015. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

BOUFLEUER, José Pedro. O mestrado profissionalizante em educação: a retomada do debate. Rio de Janeiro: ANPEd, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho de Educação Superior (CESu). Parecer CNE/CESu nº 977, de 03 de dezembro de 1965. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf>. Disponível em: 12 jul. 2016.

______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010.

CEVALLOS, Ivete; PASSOS, Laurizete Ferragut. O mestrado profissional e a pesquisa do professor. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 803-822, set./dez. 2012.

CORREIA, Sílvia Letícia Costa Pereira. Entre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu! Representações socioespaciais de professores sobre o bairro. 2015. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015

DANTAS, Tânia. Projeto do Curso de Especialização em Educação Básica de Jovens e Adultos. Salvador: UNEB/FAEEBA, 1998.

______. Professores de adultos: formação, narrativa autobiográfica e identidade profissional. 2009. 525f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2009.

______. Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA, Salvador, v.21, n. 37, jan./jun. 2012, p.147-162.

FERNANDES, Agnes. Mestrado Profissional: algumas reflexões. Revista Oculum Ensaios, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 107-109, 2015.

FLECHA, R. Educación de personas adultas: propuesta para los años noventa. Madrid: Roure Editorial, 1990.

______. Compartindo palavras: el aprendizaje de las personas adultas através del diálogo. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1999.

FLECHA, Ramón; MELLO, Roseli. A formação de educadoras e educadores para um modelo social de educação de pessoas jovens e adultas: perspectiva dialógica. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 21, n. 37, p. 39-52, jan./jun. 2012.

FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA ANPEd (FORPRED). Relatório das Condições e Perspectivas dos Mestrados Profissionais em Educação. Goiânia: ANPED/FORPRED, 2013.

______. Documento da Comissão do FORPRED para subsidiar a discussão sobre Mestrado Profissional para a Área de Educação da Capes. Natal: FORPRED, 2011.

FREITAS, Danton de Oliveira. Ensino de geometria e tecnologia: potenciais do audiovisual na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

GOMES, Kellen Lima. Gestão integrada da informação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB: modelagem e operacionalização da plataforma Pandora. 2016. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2016.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos no Brasil: contribuições para uma avaliação da década da Educação para todos. Brasília, DF: MEC, 1999.

LAFFIN, M. H.; DANTAS, T. A pesquisa sobre a EJA na e da Bahia: aproximações e demandas teórico-metodológicas. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 3, n. 6, p.147-173, 2015.

MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. 2009. Disponível em:

<http://23reuniao.anped.org.br/textos/1822t.PDF>. Acesso em: 12 jul. 2016.

MARQUES, Waldirene Magna Guimarães Pimentel. Educação profissional: análise da gestão técnico-pedagógica no Centro Territorial de Educação Profissional da Sertão Produtivo – CETEP – Caetité/Bahia. 2015. 115f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Mestrado Profissional: você sabe com quem está falando? Revista de Administração Contemporânea – RAC, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 367-371, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/rac>. Acesso em: 21 de junho de 2016.

MENDES, Jordan Santos. CASULO: uma experiência vídeo documentada com alunos da Rede Pública de ensino do Estado da Bahia. 2015. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

MENEZES, Cátia Nery. Leitura e escrita: propositiva de intervenção através de dispositivos móveis aos alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental I. 2015. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

MIRANDA, Marta Rosa Farias de Almeida. Investimentos públicos diretos em educação superior da Bahia: um estudo de caso sobre o sistema estadual de educação superior da Bahia. 2013. 229f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.

MONTEIRO, Acácia Angélica. O musical Kimera – cidades imaginárias, construído como potencializador do processo de educação musical na escola. 2015. 239f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

MOREIRA, Rosângela Patrícia de Sousa. O lugar da pesquisa na educação geográfica: relatos de experiências dos alunos do ensino médio – IFBA/Campus Valença. 2015. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

NÓVOA, A. Professores: imagem de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Grimaldo Lopes de. GESMOODLE – Ferramenta de mediação tecnológica e acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos em cursos de graduação a distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.

PEREIRA, M. L. de C. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica/FHC-FUMEC, 2007.

SILVA. Euzebio Raimundo da. A avaliação institucional da UNEB e suas implicações na política de pessoal e no reconhecimento e valorização dos servidores técnicos administrativos no período de 2006 a 2013. 2015. 372 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2015.

SOARES, L. Educação de jovens e adultos: diretrizes curriculares nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

RAMIREZ, Pedro Alejandro Herrera. Plataforma Pandora: desenvolvimento do sistema integrado de gestão da informação da pós-graduação stricto sensu/UNEB. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2016.

RIBEIRO, Renato Janine. Ainda sobre o Mestrado Profissional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão – RPBG, v. 5, n. 3, p. 313-315, dez. 2006.

ROMÃO, José Eustáquio; MAFRA, Jason Ferreira. Mestrado Profissional: crônica de uma morte anunciada... Revista Plurais, v. 1, n. 2, p. 10-23, abr./ago. 2016.

VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012.

VIANA, Gilvânia Clemente. Re(composição) documental para o projeto do software educacional jogo-simulador Kimera: cidades imaginárias. 2016. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2016.

VIRMOND, Marcos. Mestrado Profissional: uma síntese. Salusvita, Bauru, SP, v. 21, n. 2, p. 117-130, 2002.

Published

2018-04-02

How to Cite

HETKOWSKI, T. M.; DANTAS, T. R. MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 89–103, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p89-103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573. Acesso em: 24 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)