EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pResumo
Martin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento:o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida,dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que“a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”.Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.A publicação deste número 37 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade,centrada na temática da Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, marca uma significativa conquista para todos aqueles envolvidos com sua história, que foi a obtenção da classificação A2 pelo programa de avaliação de periódicos Qualis da CAPES, ratificando o papel deste periódico na produção, gestão, distribuição e divulgação de conhecimentos científicos,na área educacional, no Brasil.A temática a que se dedica este número entra em cena no momento em que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança maior visibilidade no cenário nacional e internacional. Os 33 encontros preparatórios para a IV ConferênciaInternacional de Educação de Adultos (CONFITEA) tiveram papel importantepara ampliar o debate em EJA e compartilhar as ações e experiências que ocorriamnos vários estados do Brasil. A CONFITEA, ocorrida em dezembro de2009, na cidade de Belém, no Brasil, contou com a participação de 156 estadosmembros da UNESCO. Foi a primeira vez que um país da América do Sulsediava um encontro desse porte. Os desdobramentos dessa conferência repercutiramno XII ENEJA (Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos),promovido em Salvador, Bahia, em 2011, com o propósito de refletir sobre aEJA no cenário nacional e local. Intencionava-se, nesse contexto, identificaravanços, desafios e estratégias de luta, caminhando-se para a reconfiguraçãodo campo da EJA na Educação Popular.Este número resgata e divulga a experiência em EJA da UNEB, principalmente a do Departamento de Educação–Campus I, assim como a de outros departamentos. Experiência essa que se configurou como um marco consolidado nessa área, na Bahia, ao propor e desenvolver, de 1998 a 2003, um cursode especialização em Educação de Jovens e Adultos em duas cidades baianas,Salvador e Juazeiro.Esta edição faz ainda uma homenagem ao grande educador Paulo Freire,ao publicar um artigo de um dos mais eminentes colaboradores e parceiros de sua proposta educativa libertadora, o Prof. Ramón Flecha, da Universidade de Barcelona, na Espanha, além de destacar a palestra do Prof. Bernard Charlot, um dos grandes pensadores da atualidade, sobre a relação entre os saberes e aformação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-08-27
Como Citar
FORNARI, L. M. S.; DANTAS, T. R. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Editorial
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017