A VERDADE ONTOLÓGICA DE LUIGI PAREYSON: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Liége Maria Sitja Fornari Universidade do Estado da Bahia
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p31-40

Palavras-chave:

Verdade, Pensamento revelativo, Pensamento expressivo, Educação

Resumo

A verdade pode ser interpretada como conceito e como ideia. É partindo da verdade como ideia que o filósofo Luigi Pareyson elabora sua reflexão sobre as formas de relacionamento da verdade com o pensamento. Neste artigo pretendeu-se analisar as características do pensamento expressivo e do pensamento revelativo e refletir sobre sua potencialidade para o campo da produção do conhecimento em Educação.

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Biografia do Autor

Liége Maria Sitja Fornari, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia ( FACED/UFBA). Mestre em Educação. Especialista em História do Brasil e em Filosofia Contemporânea. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Editora Executiva da Revista da FAEEBA - Educação e contemporaneidade.

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador da Linha de Pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educadorn (PPGEduC/UNEB). Pesquisador Associado do Laboratório EXPERICE / Paris 13. Secretário Geral da ANPEd (2011/2013). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

FORNARI, L. M. S.; SOUZA, E. C. de. A VERDADE ONTOLÓGICA DE LUIGI PAREYSON: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 31–40, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p31-40. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7436. Acesso em: 22 dez. 2024.

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