EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pResumo
O número 36 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, dedicado ao tema “Educação e Ruralidades”, dá visibilidade ao debate acadêmico focado na problematização das tensões inerentes ao mundo rural em um cenário cultural urbanocêntrico, que vê o setor rural como um obstáculo à modernização. Ao debruçarem-se sobre a temática da “Educação Rural”, os
autores aqui reunidos contribuem para qualificar o mundo rural valorizando sua especificidade e recusando as classificações dicotômicas que historicamente têm servido para desqualificar as dinâmicas sociais, políticas e culturais próprias do território rural.A “educação rural”, tomada contemporaneamente como educação no/para o campo, confronta-se com desafios de ordem paradigmática. Segundo Boaventura Santos estamos vivenciando a emergência de epistemologias no plural, fruto de um processo de descentralização e descolonização em que outros autores/atores sociais buscam que suas vozes sejam ouvidas, buscam narrar suas próprias verdades. Não é o caso de negar as diferenças entre o rural e o urbano, nem de interpretar o rural de forma idílica – que é outra maneira de dominá-lo.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017