EDITORIAL

Autores

  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Liége Maria Sitja Fornari Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

O número 36 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, dedicado ao tema “Educação e Ruralidades”, dá visibilidade ao debate acadêmico focado na problematização das tensões inerentes ao mundo rural em um cenário cultural urbanocêntrico, que vê o setor rural como um obstáculo à modernização. Ao debruçarem-se sobre a temática da “Educação Rural”, os

autores aqui reunidos contribuem para qualificar o mundo rural valorizando sua especificidade e recusando as classificações dicotômicas que historicamente têm servido para desqualificar as dinâmicas sociais, políticas e culturais próprias do território rural.A “educação rural”, tomada contemporaneamente como educação no/para o campo, confronta-se com desafios de ordem paradigmática. Segundo Boaventura Santos estamos vivenciando a emergência de epistemologias no plural, fruto de um processo de descentralização e descolonização em que outros autores/atores sociais buscam que suas vozes sejam ouvidas, buscam narrar suas próprias verdades. Não é o caso de negar as diferenças entre o rural e o urbano, nem de interpretar o rural de forma idílica – que é outra maneira de dominá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII - França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004) e Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) - Espanha, em 2009, Especialista em Educação de Jovens e Adultos.Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Atualmente é Editora Geral da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade desde 2010. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: formação de professores, educação e alfabetização de adultos, educação do jovem trabalhador, desenvolvimento sustentável, formação continuada de professores, planejamento de recursos humanos e avaliação educacional. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) na ANPED.. Membro do Fórum EJA Bahia desde 2000. Representante nato do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB. Membro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) na ANPED. Pesquisadora sobre Memória da Educação, Autobiografia como estratégia de pesquisa, formação de professores, Formadora em Programas sobre Alfabetização e Educação de Adultos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos-Mestrado Profissional em EJA do Departamento de Educação- Campus I da UNEB.

Liége Maria Sitja Fornari, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo

Publicado

2013-08-06

Como Citar

DANTAS, T. R.; FORNARI, L. M. S. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/380. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>