EXISTIR PARA RESISTIR
(AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p59-74Palavras-chave:
Saúde e doença, Doenças crônicas, HIV/AIDS, Aprendizagem biográfica, Revista Saber ViverResumo
O texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção “Conte sua história”. Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.
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Atualizado em 15/07/2017