EDITORIAL

  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Liége Maria Sitja Fornari Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Resumo

Estamos colocando à disposição do público e, especialmente, da comunidade acadêmica mais um número da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade,dentro de sua devida periodicidade, num momento em que a Comissão de Avaliação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pes-quisa em Educação, divulga na 35ª Reunião da ANPED o parecer dos periódicos da área de educação que se submeteram ao processo avaliativo desta instituição.

Concernente a este periódico, o parecer da Comissão consolida a sua importância como revista científica na área de educação, destaca a qualidade dos artigos publicados, o caráter exógeno da publicação, a diversidade das temáticas abordadas, a observância da proposta editorial e reafirma a sua posição como veículo de divulgação da produção científica em educação no cenário nacional e internacional.

O Número 38 da Revista da FAEEBA-Educação e Contempora-neidade, dedicado ao tema “Gestão Educacional e Escolar” dá visibilidade à discussão acadêmica sobre a organização e desenvolvimento da educação e da escola frente à atuais exigências sociais, políticas e educativas da sociedade. Apresenta artigos versando sobre a temática central e um texto na Seção Estudos enfocando o papel do pensamento e a ambiguidade entre o caráter conservador e o inovador da educação.

A opção pela escolha desta temática se deu pela compre-ensão da relevância acerca das experiências dos sujeitos que vivem, trabalham e produzem no espaço educativo, na intenção de tornar visíveis as investigações e estudos reali-zados, oportunizando, assim, o intercâmbio de experiências, o movimento de reflexão/ação sobre as vivências, a socia-lização da pesquisas de âmbito nacional e internacional e a divulgação do saber produzido por equipes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O tema é instigante e atual, sobretudo pela discussão acerca das políticas educacionais e o papel do Estado, propiciando a reflexão sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade e a implicação destas deci-sões na gestão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII - França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004) e Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) - Espanha, em 2009, Especialista em Educação de Jovens e Adultos.Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Atualmente é Editora Geral da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade desde 2010.
Liége Maria Sitja Fornari, Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo.