v. 4 n. 7 (2021): Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos

No contexto das celebrações do centenário de nascimento de Paulo Freire, o teórico, filósofo da educação e educador brasileiro mais estudado, citado e homenageado no mundo, e, desde 2012, declarado Patrono da educação brasileira, a Revista Educação e Ciências Sociais (RECS) tem a honra de apresentar a seus leitores e leitoras, por meio do volume 4 e número 7, um dossiê que tem como objetivo discutir acerca da Educação de Jovens e Adultos e as contribuições de Paulo Freire para o campo da EJA em contextos escolares e não escolares.

Publicado: 2021-09-16

Apresentação

  • PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    6-12
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.6

Dossiê Temático

  • DIALOGICIDADE E HUMANIZAÇÃO ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O DIÁLOGO E O MODO DE SER PROPRIAMENTE HUMANO

    João Santos
    13-25
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.13
  • A POTÊNCIA DO DIÁLOGO NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS

    Andrea Costa, Marlon Matos
    26-42
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.26
  • A EDUCAÇÃO EM VIAS DE LIBERTAÇÃO UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EJA EM CONTEXTO DE UM BRASIL (PRO)FUNDO

    Rayane Leal
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.43
  • DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA EJA

    Marcos Vinicius Reis Fernandes, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Marcia Soares de Alvarenga
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.56
  • A PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR O TEATRO DO OPRIMIDO EM EVIDENCIA

    Jocilene Oliveira Santos Brito, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.71
  • NÃO DEIXE MORRER MINHA ESPERANÇA A EXPERIÊNCIA DO MEBIC E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO POPULAR

    Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Tatyanne Gomes Marques, Adenilson Souza Cunha Júnior
    87-104
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v4.n7.87
  • MEMÓRIA DAS REITORAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA PERSPECTIVAS FREIRIANAS

    Josias Benevides Silva
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.105
  • A PEDAGOGIA FREIREANA E A EJA NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE POSSIBILIDADES E ENTRAVES

    Tailan Cristina Maciel, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
    125-137
    DOI: https://doi.org/10.38090/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

    Leticia Povala Li, Reinaldo Rodrigues Monção Junior, Vitória Cristina da Silva Coutinho
    138-155
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.138
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ARARAQUARA

    Letícia Chamma, Jonathan Lambert Silva, Vinícius Azevedo, Gabriel Augusto Vilela
    156-169
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156
  • NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR FREIRIANO

    Gilvan dos Santos Sousa, Jaciara de Oliveira Sant'´Anna Santos , Adenilson Souza Cunha Júnior
    170-191
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.170-191
  • SITUAÇÃO-LIMITE E INÉDITO-VIÁVEL PERCEPÇÕES E AÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA NO SISTEMA ON-LINE

    Helga Valéria de Souza, Carlos Lopes
    192-210
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.192