A PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
O TEATRO DO OPRIMIDO EM EVIDENCIA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.71Palavras-chave:
Educação de Jovens, Educação não escolar, Fenomenologia, Pedagogia Freireana, Teatro do OprimidoResumo
Este trabalho faz parte da pesquisa[1] que analisou as experiências formativas nas práticas educativas não escolares do Teatro do Oprimido a partir das narrativas de integrantes de um grupo de teatro do interior da Bahia. O estudo traz contribuições do pensamento freireano para se pensar a educação não escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz especificamente na noção de experiência como resultado da relação entre consciência e mundo. Tem como referência teórica central a Obra “Pedagogia do Oprimido” do educador Paulo Freire. Os resultados revelaram contribuições da pedagogia freireana nas ações desenvolvidas no T.O, por imprimir formações voltadas para dimensões educacional, social e política ou, em outros termos, para uma educação política e social emancipadora.
[1] Pesquisa de mestrado financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.